Correio técnico: como é a classificação dos pneus no Inmetro?

Veja se vale a pena pagar mais caro por produtos com melhor classificação em aderência, índice de ruído e resistência ao rolamento

Todos os pneus vendidos no Brasil a partir de abril 2018 virão com etiquetas Todos os pneus vendidos no Brasil desde abril de 2018 têm etiquetas

Todos os pneus vendidos no Brasil desde abril de 2018 têm etiquetas (Denis Freitas/Quatro Rodas)

Percebi que os pneus à venda têm letras que vão de A até G para aderência no molhado e economia de combustível. Será que a diferença é tão significativa a ponto de justificar a grande variação de preço? – Carlos Bonandim, Brasília (DF)

Depende de cada pneu, fabricante e mesmo sua medida. Os elementos que definem o preço de um pneu incluem seu desenvolvimento, mercado e até os ingredientes utilizados para a composição da borracha.

Alguns materiais, como a sílica, ajudam a reduzir a resistência ao rolamento (o que melhora o consumo), porém têm custo maior e impactam no preço final do produto.

Etiquetas do Inmetro mostram a eficiência do pneu – e se ele realmente é um pneu verde

Etiquetas do Inmetro mostram a eficiência do pneu – e se ele realmente é um pneu verde (Divulgação/Quatro Rodas)

“Levamos em conta fatores como o uso do pneu, o perfil do motorista, os tipos de piso e, principalmente, o que cada consumidor específico procura. Pode ser performance, melhor custo/benefício ou maior quilometragem”, detalha a Goodyear.

Mas é melhor fica atento: além do preço distinto, um pneu com nota A de aderência pode ter um índice de ruído ou de resistência ao rolamento inferior àqueles com melhor classificação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s