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Correio Técnico: Qual a diferença entre a gasolina comum e a de aviação?

Combustíveis possuem propriedades físicas e químicas distintas feitas para cada aplicação

Por Redação
Atualizado em 8 Maio 2021, 09h00 - Publicado em 5 ago 2019, 07h00
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  • O combustível que entra no avião é bem diferente do usado nos carros
    O combustível que entra no avião é bem diferente do usado nos carros (Shell/Divulgação)

    Qual a diferença entre a gasolina comum, a de aviação e o querosene de aviação? – Wagner Morine, São Paulo (SP)

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    Basicamente tudo: número de octanas, percentual de chumbo e até volatilidade. A principal diferença está no quanto o combustível aguenta ser comprimido antes de detonar, índice popularmente conhecido como octanagem.

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    “A gasolina de aviação, que é usada em aeronaves com motores a pistão, é totalmente isenta de etanol anidro e possui maior número de octanas, mas conta com altos índices de enxofre e de chumbo tetraetila”, detalha Gilberto Pose, coordenador de produtos da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.

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    Aeronaves com motores a pistão costumam usar gasolina de aviação
    Aeronaves com motores a pistão costumam usar gasolina de aviação (Reprodução/Internet)

    O uso de gasolina de aviação em carros pode provocar danos severos ao motor e ao catalisador. Já o querosene para aeronaves tem um comportamento distinto.

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    Sua queima não ocorre por detonação e ele deve se manter líquido em diferentes temperaturas e pressões, já que um avião frequenta altitudes elevadas e ambientes abaixo de -50 oC.

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    Além disso, ele é pouco volátil e tem uma característica lubrificante, como o diesel — que, assim como o etanol, raramente é usado em aviões e helicópteros.

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    A diferença entre os combustíveis é física e química

    Unidade Gasolina Automotiva Gasolina de Aviação Querosene de Aviação
    Cor De incolor a amarelada Azul Incolor
    Teor de etanol anidro (em volume) De 26% a 28% Zero Zero
    Octanagem  (mínimo) Número de octanas 82,0 99,6 Não se aplica
    Teor de enxofre (máximo) (mg/kg) 50 500 3.000
    Chumbo tetraetila (máximo) (g/l) 0,005 0,56 Não se aplica

    Fonte: Shell

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