Correio Técnico: posso mudar o câmbio do N para o D com o carro em movimento?
Tenho um VW Virtus e meu joelho encostou na alavanca e mudou a posição de D para N. Posso retornar ao D com o veículo em movimento sem danificar o sistema?

Tenho um VW Virtus automático e por duas vezes meu joelho encostou na alavanca e mudou a posição de D para N. É possível retornar ao D com o veículo em movimento sem danificar o sistema? Ricardo Lima, Goiatuba (GO)
Segundo nosso consultor técnico William Artigiani, da oficina mecânica Car13, você pode, sim, retornar do N para o P com o carro ainda em movimento. Isso só não deve se tornar um hábito.
“Nos câmbios automáticos modernos, como o do Virtus, o sistema é projetado para lidar com situações como essa de forma segura. Se o câmbio foi colocado em N enquanto o veículo está em movimento, você pode retornar para D sem a necessidade de parar o carro, desde que faça isso de forma suave.”
Para isso, o mecânico recomenda, primeiro, soltar o acelerador e realizar o movimento no câmbio de forma suave, sem forçar a alavanca. A ECU (unidade de controle eletrônico) protegerá o câmbio contra danos, ajustando o engate de forma segura.
Mas jamais coloque o carro em “P” (Park) enquanto ele estiver em movimento. Quando acionamos essa posição, uma peça chamada pinhão de estacionamento é engatada para impedir que as rodas se movam. “Se o veículo ainda estiver em movimento, essa trava pode se quebrar ou desgastar severamente, causando danos graves ao câmbio”, explica Artigiani.
Além disso, o mecânico também alerta para o alto risco de acidente nesse caso, uma vez que as rodas podem travar repentinamente e provocar até uma situação de capotamento caso o carro esteja em uma velocidade de cruzeiro, na rodovia, por exemplo.