Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: o freio regenerativo ativa ou não a luz traseira?

Sistema permite reduzir a velocidade do carro sem usar o freio convencional por atrito

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 out 2021, 15h53 - Publicado em 11 fev 2019, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos novos elétricos a luz de freio pode ser acionada mesmo sem pisar no pedal
    Nos novos elétricos a luz de freio pode ser acionada mesmo sem pisar no pedal (Divulgação/Nissan)

    Em carros elétricos, a luz de freio é acionada ao tirar o pé do acelerador e usar a frenagem renegerativa? – Ben Hur Lopes de Oliveira, Brasília (DF)

    Publicidade

    Sim, mas só quando a desaceleração do carro é igual ou superior a uma frenagem convencional.

    Publicidade

    Na prática, porém, isso ocorre a maior parte do tempo, pois o novo Nissan Leaf (e também o Jaguar I-Pace e BMW i3) oferece um modo intenso de freio regenerativo.

    Continua após a publicidade

    Esses sistemas reaproveitam ao máximo a energia cinética do carro em frenagens, transformando-a em elétrica enquanto reduz a velocidade do veículo.

    Publicidade

    Assim, é possível dirigir usando somente o acelerador, deixando o pedal do freio apenas para frenagens mais intensas. Porém, por conta da eficiência do sistema, a luz de freio pode ficar acesa mesmo se o pedal não tiver sido acionado.

    Segura aí

    Botão de acionamento do recurso Auto Hold
    O Auto Hold mantém o carro parado (e com as luzes de freio acesas) mesmo quando o motorista não pisa no pedal (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Outra situação em que a luz de freio é acionada sem que o motorista precise pisar no pedal é em modelos equipados com Auto Hold. O sistema mantém o carro parado mesmo quando o motorista solta o freio, e é mais comum em carros automáticos.

    Publicidade

    Neste caso a luz permanece acesa para alertar os outros condutores de que o veículo está parado. Carros dotados de assistente de partida em rampa também mantém a luz acionada enquanto o motorista não retoma o movimento do veículo.

    E na última década diversos modelos passaram a adotar luzes de freio intermitentes, que piscam rapidamente em caso de frenagens de emergência.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.