Tenho alguns amigos que adicionam 15 ml de diesel S10 a cada litro de gasolina e dizem que seus carros estão ficando mais econômicos. Achei estranho isso, será que funciona? – Carlos Eduardo Ribeiro dos Santos, São Paulo (SP)
Não funciona. Veja o que diz o engenheiro Erwin Franieck, mentor de engenharia avançada da SAE Brasil.
Segundo ele, 1,5% de diesel na gasolina vai provocar uma queima ligeiramente mais lenta na combustão, pois haverá hidrocarbonetos de cadeia mais longa, que deverão formar particulados após a queima.
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Essa queima mais lenta, via de regra, piora o consumo específico em todos os regimes de operação do motor, além de poder, ao longo do tempo, gerar depósitos em todas as partes do motor após a combustão, como vela, sonda lambda, catalisador etc.
Vale lembrar duas coisas. A primeira é que que nossa gasolina tem 27% de etanol anidro e, ao se colocar o diesel e depois abastecer com o etanol hidratado, pode gerar maior tendência à separação de fases, o que possibilita um problema para as futuras partidas.
Outro ponto é quanto a queima mais lenta. A melhora de desempenho obtida em motores com injeção direta vem, também, em virtude da maior pulverização do combustível dentro do cilindro antes da queima. A adição de diesel comprometeria a pulverização do combustível.
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