Ricardo Tesser, Caxias do Sul (RS)
Perguntamos à Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot, e a empresa respondeu que: “A partir do programa de recrutamento e seleção, as áreas técnicas da empresa mapeiam e selecionam os técnicos e engenheiros com potencial para avaliação e desenvolvimento de automóveis”.
Segundo a Stellantis, depois “esses profissionais passam por uma capacitação rigorosa através de treinamentos específicos de condução de veículos de testes, dos sistemas em desenvolvimento, das manobras específicas instrumentadas para aquele desenvolvimento, dos instrumentos de medição e aquisição dos dados dos testes como computadores e robôs, além de, claro, uma criteriosa avaliação médica e psicotécnica para a posição”.
Ou seja: a empresa forma técnicos e engenheiros para serem avaliadores e desenvolvedores de veículos em testes automotivos. Na Stellantis, esses profissionais não são chamados de pilotos, mas de técnicos e engenheiros em desenvolvimento de automóveis.
O caminho, portanto, é obter a formação adequada e ir atrás das oportunidades enviando currículos aos departamentos de Recursos Humanos das empresas.