Em carros flex, com qual combustível se chega mais rapidamente à temperatura “ideal” de funcionamento do motor? – André Garcia, São Paulo (SP)
Quem responde é o engenheiro Erwin Franieck, mentor de tecnologia e inovação da Sae Brasil. Segundo ele, em lugares com média de 25°C de temperatura ambiente, o que ocorre em boa parte dos estados brasileiros, a diferença de tempo de aquecimento do motor com gasolina ou etanol em sistemas de injeção eletrônica atuais é muito pequena e praticamente ambos os combustíveis chegam à temperatura ideal de funcionamento em dez minutos.
Já em locais cuja a média de temperatura ambiente seja inferior a 20°C, quando abastecido com etanol, devido a características do combustível, há uma maior perda de caloria na combustão do motor em relação à gasolina na fase fria do motor.
O sistema de injeção precisa então injetar mais etanol para compensar, gerando um excesso de combustível, que acaba indo para o óleo lubrificante do motor através das paredes do cilindro.
Esses dez minutos não são suficientes para o motor conseguir evaporar todo o etanol em excesso, que acabou indo para o óleo. Com isso, ao utilizar o veículo nessas condições por muito tempo, o óleo pode ficar contaminado, perdendo sua eficiência e prejudicando o motor.
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