Nos carros que não possuem marcador de temperatura, como saber se a válvula termostática travou aberta? pergunta o leitor Maurício Rotundo, Santa Fé do Sul (SP)
Observando pequenos indícios que o carro apresenta. O principal deles é o aumento do consumo. A válvula funciona reduzindo ou aumentando o fluxo de fluido de arrefecimento para o motor.
Quando está frio, ela restringe a entrada do líquido para acelerar o aquecimento do conjunto.
Caso ela fique sempre aberta, o motor irá demorar para esquentar, fazendo com que a injeção mantenha a mistura rica por mais tempo. Alguns modelos também possuem uma luz-espia azul para indicar que o motor não esquentou.
Nestes veículos a demora para o alerta se apagar pode ser outro indicativo de problemas no sistema de arrefecimento.
Não esquenta. E nem esfria
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, altas temperaturas não são o único problema para o motor. Trabalhar frio também é ruim para eles.
Além dos problemas já mencionados, o carro passa a poluir muito mais, por conta da mistura rica e também do catalisador frio.
Essa questão é tão crítica que os Audi que o R8, que desliga metade dos cilindros para poupar combustível, reveza as bancadas do V10 que ficam trabalhando para evitar que uma parte do conjunto esfrie excessivamente.
E modelos com a grade do radiador ativa mantêm as aletas fechadas quando o motor é ligado para acelerar o aquecimento do conjunto.
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