Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: Carro sem termômetro avisa quando o motor está frio?

Identificar falha em sistema de arrefecimento exige procedimentos diferentes nos veículos que não contam com indicador de temperatura do motor

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 8 out 2019, 07h00 - Publicado em 8 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Fit avisa quando o motor está frio (Paulo Inoue/Quatro Rodas)

    Nos carros que não possuem marcador de temperatura, como saber se a válvula termostática travou aberta? pergunta o leitor Maurício Rotundo, Santa Fé do Sul (SP)

    Publicidade

    Observando pequenos indícios que o carro apresenta. O principal deles é o aumento do consumo. A válvula funciona reduzindo ou aumentando o fluxo de fluido de arrefecimento para o motor.

    Publicidade

    Quando está frio, ela restringe a entrada do líquido para acelerar o aquecimento do conjunto.

    Caso ela fique sempre aberta, o motor irá demorar para esquentar, fazendo com que a injeção mantenha a mistura rica por mais tempo. Alguns modelos também possuem uma luz-espia azul para indicar que o motor não esquentou.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Nestes veículos a demora para o alerta se apagar pode ser outro indicativo de problemas no sistema de arrefecimento.

    Não esquenta. E nem esfria

    Jeep Compass
    O indicador de temperatura do motor está desaparecendo de muitos modelos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, altas temperaturas não são o único problema para o motor. Trabalhar frio também é ruim para eles.

    Publicidade

    Além dos problemas já mencionados, o carro passa a poluir muito mais, por conta da mistura rica e também do catalisador frio.

    Continua após a publicidade

    Essa questão é tão crítica que os Audi que o R8, que desliga metade dos cilindros para poupar combustível, reveza as bancadas do V10 que ficam trabalhando para evitar que uma parte do conjunto esfrie excessivamente.

    Publicidade

    E modelos com a grade do radiador ativa mantêm as aletas fechadas quando o motor é ligado para acelerar o aquecimento do conjunto.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.