Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!
Correio Técnico: Carro sem termômetro avisa quando o motor está frio?
Identificar falha em sistema de arrefecimento exige procedimentos diferentes nos veículos que não contam com indicador de temperatura do motor
Nos carros que não possuem marcador de temperatura, como saber se a válvula termostática travou aberta? pergunta o leitor Maurício Rotundo, Santa Fé do Sul (SP)
Observando pequenos indícios que o carro apresenta. O principal deles é o aumento do consumo. A válvula funciona reduzindo ou aumentando o fluxo de fluido de arrefecimento para o motor.
Quando está frio, ela restringe a entrada do líquido para acelerar o aquecimento do conjunto.
Caso ela fique sempre aberta, o motor irá demorar para esquentar, fazendo com que a injeção mantenha a mistura rica por mais tempo. Alguns modelos também possuem uma luz-espia azul para indicar que o motor não esquentou.
Nestes veículos a demora para o alerta se apagar pode ser outro indicativo de problemas no sistema de arrefecimento.
Não esquenta. E nem esfria
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, altas temperaturas não são o único problema para o motor. Trabalhar frio também é ruim para eles.
Além dos problemas já mencionados, o carro passa a poluir muito mais, por conta da mistura rica e também do catalisador frio.
Essa questão é tão crítica que os Audi que o R8, que desliga metade dos cilindros para poupar combustível, reveza as bancadas do V10 que ficam trabalhando para evitar que uma parte do conjunto esfrie excessivamente.
E modelos com a grade do radiador ativa mantêm as aletas fechadas quando o motor é ligado para acelerar o aquecimento do conjunto.