Marcos Caputo, São Paulo (SP)
De acordo com a fabricante de baterias Moura, existem alguns indicativos. O sinal mais claro é quando você dá a partida no motor do carro. Se os componentes elétricos ligam, mas o motor fica tentando girar mais lentamente, é sinal de que uma célula da bateria entrou em curto-circuito.
Isso ocorre porque o motor de arranque exige muita corrente da bateria. Quando uma célula está desregulada, ela não completa a corrente e força o motor de arranque, desregulando a corrente que passa pela bateria. Outro sinal é quando, ao girar a chave do carro, os componentes ligam, mas o motor faz um barulho estranho, que parece um clique, repetidamente.
Esse clique é um indicador de que a bateria em curto não está encontrando a corrente elétrica para acionar a ignição do carro. Isso acontece quando a bateria não segura a carga ou quando ela forçou tanto os outros polos que eles se desgastaram, não conseguindo mais produzir a tensão para o sistema de ignição.
E há ainda outro sintoma que ocorre quando os componentes elétricos não funcionam com o motor desligado e a chave girada na posição de contato do sistema elétrico. Não acontece o fornecimento da energia entre os polos. A bateria fica inválida, não podendo mais ser recarregada.