Em época de chuva e frio é difícil escapar do embaçamento dos vidros do carro. Passar a mão, flanela, jornal e anti-embaçante funciona apenas como paliativo, se não piorar as coisas. A melhor solução, porém, é enfrentar o frio.
O vidro do carro embaça por conta do vapor-d’água que está dentro do veículo, que pode vir da respiração, da transpiração ou mesmo da evaporação de roupa eventualmente molhada pela chuva. Esse vapor vai encontrar o vidro do carro frio e condensar ali.
Passar a mão vai engordurar o vidro e usar papel ou flanela não vai resolver o problema, que é justamente o excesso de umidade dentro do carro.
Uma forma de desembaçar o vidro do carro é ligar o ar-condicionado. Coloque na temperatura mais fria e na maior velocidade possível e não esqueça de direcionar o jato para o para-brisa. O ar-condicionado naturalmente retira a umidade do ar, que acaba condensando na serpentina no sistema, deixando o ar mais frio.
Se o carro não tem ar-condicionado ou o dia está muito frio, o jeito é utilizar o sistema de ar quente do carro para desembaçar os vidros. O ar quente direcionado aos vidros fará com que as partículas condensadas evaporem. Contudo, essa umidade continuará no ambiente e poderá fazer com que os vidros embacem rapidamente depois.
Abrir frestas nas janelas também ajudará a retirar a umidade de dentro do carro. Mas um jeito muito eficiente de desembaçar o vidro do carro é combinar todas as estratégias.
Passo a passo para desembarcar o vidro do carro rápido
- Ligue o ar quente do carro direcionado ao para-brisa até o vidro embaçado começar a secar, para que as partículas condensadas evaporem
- Depois, ligue o ar-condicionado. Assim o sistema vai fazer a água condensar e levá-la para fora por meio de um dreno
- Em seguida, ative a recirculação de ar, pois o ar de fora estará mais seco
- Combine isso com a abertura de uma fresta nos vidros, que acabará ajudando a remover o ar úmido de dentro do carro