Como a Apple está tentando transformar carros em iPhone com rodas
Apple Carplay Ultra estreita a relação entre os sistemas do carro e a interface comum aos aparelhos da Apple após a empresa desistir de ter um carro próprio
Steve Jobs, o visionário por trás da Apple, queria lançar um carro e chegou a sugerir que se desenvolvesse um, em 2008. A ideia ficou de lado por conta da crise da indústria automotiva dos EUA e o foco da companhia em consolidar o recém-lançado iPhone.
Jobs nunca viu seu carro virar realidade, falecendo em 2011. Depois disso, a Apple criou uma divisão para desenvolver o “iCar”, que acabou cancelado após uma década. Ao invés disso, a escolha foi entrar no setor automotivo de outra forma, fornecendo um de seus principais produtos: o sistema operacional iOS.
A Apple já tinha o CarPlay como uma solução de conectividade entre o iPhone e a central multimídia dos veículos. Mas, embora fosse útil, por permitir usar diversos aplicativos e funções, faltava a essa ferramenta uma integração mais profunda com os sistemas do veículo, pela dificuldade de criar uma compatibilidade entre dois softwares diferentes.
Para resolver isso, a empresa criou o CarPlay Ultra, a evolução do sistema que o transforma em uma plataforma completa para o uso em automóveis, totalmente integrada ao veículo, não só na central multimídia como no painel de instrumentos, e o uso do assistente digital Siri para usar comandos de voz.
Esse novo sistema finalmente começa a chegar aos usuários e a primeira fabricante a adotar a plataforma é a Aston Martin, que passou a equipar os seus carros vendidos nos Estados Unidos e no Canadá com o CarPlay Ultra. A marca inglesa irá até oferecer uma atualização gratuita para quem já tiver um de seus modelos com a geração mais atual da central multimídia. Entre as marcas generalistas, Hyundai e Kia já confirmaram que adotarão o sistema operacional.
Sob medida
A central multimídia usa uma interface semelhante à do CarPlay convencional, com a diferença que pode ser personalizada de diversas formas, adicionando widgets tanto da escolha da fabricante do carro quanto do usuário.
Tudo na tela
A integração está também no painel de instrumentos, mostrando todas as informações que esperamos como velocímetro, conta-giros e assistente de condução. Todos os widgets compatíveis poderão ser exibidos perfeitamente no painel, de acordo com a escolha do motorista.
Siri, ajuste o ar-condicionado
A Apple tem investido na Siri como uma assistente digital há anos e espera que a tecnologia resolva uma dor de cabeça de muitas fabricantes, finalmente oferecendo um comando por voz que funciona e que agora pode fazer muito mais, como ajustar a temperatura ou ativar uma função do veículo.
Android chegou primeiro
Esta ideia da Apple não é inédita. A Google entrou neste ramo em 2017 com o Android Automotive, um sistema aberto semelhante ao Android para smartphones, permitindo que as fabricantes o utilizem para criar suas próprias versões (é o caso da BMW, Hyundai, Audi e Porsche, ou com a integração completa (como Chevrolet, Volvo, Renault e Honda).
Marcas mais vendidas de 2025: BYD e VW disparam, enquanto GM, Toyota e Peugeot encolhem
Licenciamento SP 2026: veja calendário, valor e como antecipar o pagamento
Rodízio de veículos em SP: veja quando volta a valer e como funciona
Como o acordo Mercosul-UE aprovado vai impactar a indústria automotiva nacional
IPVA MG 2026: saiba calendário, desconto extra e como consultar valores







