Entre 40% e 60% dos carros de luxo são financiados

Veículos de alto padrão, assim como os de entrada, também são parcelados pelos compradores - entre 40% e 60% do bem ficam a cargo das financiadoras

land rover evoque Cerca de 50% da clientela da Jaguar-Land Rover costuma parcelar

Cerca de 50% da clientela da Jaguar-Land Rover costuma parcelar (Divulgação/Land Rover)

A imagem de que dono de carro premium compra à vista é meio distorcida.

Boa parte deles costuma financiar seus veículo de mais de R$ 150.000: em geral, o valor parcelado fica entre 40% e 60% do bem.

“Hoje, já temos uma concorrência muito grande nesse segmento”, afirma Paulo Pinho, superintendente de vendas da Audi Financial Services.

No caso da marca alemã, as vendas financiadas chegaram a 42% em 2017. E para cativar esse público, as empresas vão além do simples financiamento.

Audi Q3 As vendas financiadas da Audi chegaram a 42% em 2017

As vendas financiadas da Audi chegaram a 42% em 2017 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Na Jaguar Land Rover, cerca de 50% da clientela costuma parcelar, atraída não só pelo tradicional CDC (Crédito Direto ao Consumidor), mas também pelo leasing (arrendamento com opção de compra) e Plano Access (compra programada que oferece parcelas mais acessíveis e garantia de recompra com um preço definido na assinatura do contrato).

No Access, o cliente paga como entrada ao menos 20% do automóvel com parcelas customizadas em até 24 meses, seguido por um pagamento final máximo de 50% do custo total.

Isso permite que o comprador troque o veículo em dois anos por outro Jaguar ou Land Rover. Ou seja, o financiamento serve como forma de fidelizar o cliente à marca.

Flexibilidade de luxo

BMW M4 Na BMW as prestações podem ser 40% menores em comparação a um financiamento convencional

Na BMW as prestações podem ser 40% menores em comparação a um financiamento convencional (Divulgação/BMW)

Outra que tenta facilitar a adesão a marca é a BMW (e sua subsidiária Mini), com planos como o Sign & Go.

Ele prevê entrada flexível de 0% a 49% do valor do veículo, 24 mensais fixas mais a parcela final de 50% do valor total.

“Com isso, as prestações chegam a ser 40% menores em comparação a um financiamento convencional. E, ao fim do contrato, há a opção da troca do carro atual por outro zero-km no mesmo plano, contando com a garantia de recompra do concessionário”, conta Eduardo Varela, CEO do BMW Group Serviços Financeiros.

Não satisfeita em fechar o ano como líder do segmento premium, a Mercedes-Benz lançou logo na quinzena de janeiro uma campanha para manter as vendas em alta: juros mensais de 0,59% com prazos de 12, 18 e 24 meses.

Mercedes-Benz Classe C A Mercedes não fica de fora: oferece juros mensais de 0,59% com prazos de 12, 18 e 24 meses

A Mercedes não fica de fora: oferece juros mensais de 0,59% com prazos de 12, 18 e 24 meses (Divulgação/Quatro Rodas)

“Temos a vantagem de ter uma gama ampla de automóveis em oferta no país”, diz o diretor comercial do Banco Mercedes, Diego Marin, que cita o CDC Flexibility, que prevê a garantia de recompra ao final.

Os veículos premium que estão sendo lançados participam hoje de campanhas agressivas não só de financiamento, mas também de manutenção.

A Jaguar ofereceu aos primeiros 150 donos do E-Pace o plano de revisões básicas Jaguar Care de cinco anos grátis (inclui troca de óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível para veículos a diesel).

Além disso, ofereceu os serviços financeiros à taxa de 0,49% ao mês para 24 meses, 60% de entrada e parcelas de R$ 3.999, bem como seguro de lançamento a R$ 5.235 para quem tem acima de 30 anos com classe de bônus de cinco a dez pontos.

Pelo visto, a disputa por consumidores abastados seguirá acirrada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s