Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Carro a combustão pode usar compressor de ar-condicionado de carro elétrico?

Compressores de ar-condicionado de um carro elétrico podem ser adotados nos carros a combustão?

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 21 jun 2025, 17h47 - Publicado em 21 jun 2025, 13h00
Correio Ar
Ar-condicionado: adaptações são complexas e não ficam boas (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Compressores de ar-condicionado de um carro elétrico podem ser adotados nos carros a combustão?

Marcos Maruju, São Paulo (SP)

Conforme explica Pedro Venâncio, engenheiro e parte do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil, os compressores elétricos e mecânicos atuam da mesma forma: o gás refrigerante é admitido em uma câmara e é comprimido, aumentando sua pressão e temperatura. A diferença está em como esse mecanismo é acionado.

Nos veículos a combustão, o compressor funciona por uma polia conectada ao virabrequim, enquanto no carro elétrico existe um motor elétrico para transformar a energia que vem da bateria em rotação e compressão do fluido refrigerante.

É possível adotar um acionamento elétrico nos carros a combustão comuns, mas isso não seria necessariamente econômico.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

“Analisando apenas o fato de que o compressor elétrico não consome potência do motor a combustão para funcionar, pode-se esperar um benefício no consumo de combustível. No entanto, essa economia é em parte compensada pela demanda adicional de energia na bateria 12 V, já que veículos a combustão convencionais não têm baterias de tração”, explica o engenheiro.

A demanda adicional de energia seria suprida pelo próprio motor, afinal é ele que carrega a bateria de chumbo, o que teria um impacto negativo no consumo final do carro.

kia-sportage-hibrido-ar-condicionado-digital-touch
(Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Nos híbridos leves (ou MHEV), a adoção de um compressor elétrico pode ser viável, mas é um desafio complexo. Para que isso ocorra, Venâncio explica que é preciso garantir que a bateria do veículo esteja corretamente dimensionada para o uso do compressor, com uma capacidade maior (medida em kWh).

Outro detalhe é que os MHEV trabalham com sistemas de no máximo 48 V e os compressores demandam uma corrente elétrica superior. Some isso ao fato de o motor a combustão estar sempre tracionando esses carros, o que significa que o compressor mecânico tem energia disponível sempre que necessário.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRIL DAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.