Bronco Sport e Maverick têm falta de peça e óleo para resolver vibração
Proprietários reclamam que a falta de informação, peças e lubrificante dificulta e torna demorado o conserto do carro
Donos de Ford Bronco Sport reclamam de problemas no diferencial de seus carros. “Aconteceu comigo”, relata um proprietário no Facebook. “Segundo a concessionária, o problema é o diferencial”, diz. “Estou aguardando a troca.”
A falha é agravada pela demora no conserto, pela falta de suporte da Ford. “Quando recebo um veículo com o sistema de tração inoperante, vou direto nos DTC’s e sigo a literatura específica”, diz um chefe de oficina. “Dizem (a fábrica) que tem o procedimento do óleo (a troca), mas nunca recebi o lubrificante mencionado na SSM”, afirma.
DTC, ou Diagnostic Troble Code, é o código de defeito identificado pelo sistema de diagnose. E SSM, ou Special Service Message, é a mensagem que a fábrica envia às oficinas autorizadas com informações relativas aos reparos que precisam ser executados.
A SSM citada é a de número 51922 de 13/9/23 para Edge 2019, Bronco Sport 2021-2023 e Maverick 2022-2023; todos AWD, que menciona relatos de vibração e trepidação durante manobras em baixa velocidade. Nela, a Ford informa que o problema pode ocorrer por contaminação do lubrificante. A fábrica recomenda que a substituição do óleo, mantendo o original (o que indica que o problema não está na especificação). O lubrificante, no caso, é o Motorcraft sintético SAE 75W Disconnect Rear Drive Unit Fluid.
Depois da troca do óleo, a Ford orienta dirigir por 8 km em condições de trânsito normal com manobras para direita e esquerda. Mas, mais adiante, informa que “em função da disponibilidade global, este fluido estará bloqueado temporariamente para pedidos…”. Outra solução (mais cara) seria trocar o diferencial, mas essa também é demorada. No site Reclame Aqui, a Ford informa que está trabalhando para a chegada do item o mais breve possível.
Para esta seção, a Ford disse que está trabalhando em estreita colaboração com as concessionárias para garantir que os reparos sejam realizados com a máxima qualidade e no menor tempo possível. E que estes serviços, quando necessários, são realizados em garantia, sem nenhum custo adicional.
O POVO RECLAMA
“Detectei um vazamento no diferencial traseiro com 7.300 km. Meu veículo foi rebocado e ninguém na Ford me ligou para dar notícias.”
Relato do dono de um Bronco, de Belo Horizonte (MG), no Reclame Aqui
“Mensagens de erros no painel: 4WD com defeito; Serviço Advancetrac 4WD desativado; Assistente de partida em rampa indisponível; Falha no sistema de auxílio automático de freio; Assistente pré-colisão indisponível.”
Relato do dono de Bronco, de Parnaíba (PI), no Reclame Aqui
“Me foi informado que havia um problema no diferencial traseiro e que ele foi trocado, que é um problema que se apresentou não apenas no meu carro, mas em outros diversos do mesmo modelo […]”
Relato do dono de um Bronco, de São Paulo (SP), no Reclame Aqui