Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Baterias de carros elétricos podem estufar como as de celulares?

É normal que as baterias apresentem alterações de tamanho, mas os carros são menos sujeitos a estufamento dos componentes

Por Da Redação
18 Maio 2024, 14h00
Auto,Mechanic,Diagnosing,Electric,Car,Battery
Acondicionadas nas baterias, as células têm o funcionamento controlado (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Baterias de carros elétricos podem estufar como as de celulares?  Gilza Thereza, São Paulo (SP)

Sim. Mas em razão da construção e complexidade, a probabilidade de isso acontecer é muito menor nas baterias dos carros.

Conversamos com o engenheiro Raul Beck, da SAE Brasil, e ele nos explicou que, durante os ciclos de descarga e recarga, é normal as células das baterias apresentarem uma pequena variação de volume, que pode aumentar no caso de sobrecarga na célula, devido à liberação de gases internamente.

Por conta disso, as células utilizadas nos diferentes tipos de aplicação são acondicionadas levando em consideração essa alteração dimensional, utilizando dispositivos de contenção para impedir que elas aumentem além do previsto. E celulares, carros e outros aparelhos possuem ainda um sistema eletrônico de proteção (BMS – Battery Management System), que é responsável por garantir a operação da célula dentro das condições seguras de tensão, corrente, temperatura etc.

As baterias de íon-lítio são mais caras e pesadas do que as de lítio-metal
As baterias de íon-lítio são mais caras e pesadas do que as de lítio-metal (Reprodução/Divulgação)
Continua após a publicidade

“No caso dos veículos elétricos, as baterias são constituídas por dezenas, às vezes centenas ou milhares de células de lítio-íon interligadas em série e paralelo para se atingir a tensão e corrente nominal desejadas”, diz Raul, que acrescenta que “as baterias dos veículos elétricos nunca vão apresentar fenômenos visuais de estufamento, exceto nos casos muito críticos e improváveis de falha nos circuitos do BMS da bateria”.

Compartilhe essa matéria via:

Nos carros, o BMS é responsável por executar algoritmos de software que vão indicar o estado de carga (SoC), estado de saúde (SoH) e balanceamento de carga de todas as células da bateria, para maximizar o desempenho dela.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.