Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Baixa estatura pode causar riscos na abertura do airbag?

O problema não é a estatura, e sim a distância mínima do condutor para o volante

Por Redação Atualizado em 3 Maio 2021, 12h06 - Publicado em 5 Maio 2016, 15h09

Acionamento do airbag

Minha filha tem 1,50 metro de altura e dirige um Uno Way. Por causa da sua estatura, há um risco maior de ferimento numa abertura do airbag? – Eduardo Morales, Brasília (DF).

A princípio, não. Mais importante do que a altura da motorista é a distância dela para o airbag. O ideal é que seja mantida uma distância de, no mínimo, 25 cm entre o centro do volante e o peito do condutor, o que é perfeitamente possível para uma pessoa com a estatura citada.

No caso de pessoas muito pequenas, pode ser necessário usar um prolongador de pedais para não ficar com o rosto e o tórax muito próximos do volante.

É importante também ter o cuidado de dirigir mantendo os braços semiflexionados – e não totalmente esticados – para garantir o controle adequado da direção.

E para todos os tipos de condutores, usar o cinto de segurança e ajustar o encosto é sempre fundamental para que o corpo não fique solto, evitando o efeito de chicote que o acionamento do airbag pode causar em quem não está devidamente preso ao banco.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Publicidade