PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Autodefesa: problemas no câmbio do Captiva

Donos relatam quebras da transmissão automática do Chevrolet Captiva. Autorizadas cobram até R$ 25 000 pelo conserto

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 30 abr 2021, 16h54 - Publicado em 2 fev 2016, 19h36

EDSON02

O administrador Edson Ribeiro da Silva estava num congestionamento em São Paulo quando o câmbio do seu Captiva V6 2011 começou a apresentar trancos e trocar as marchas só em alta rotação.

Era o começo de uma grande dor de cabeça. Ele teve que chamar o guincho e, na concessionária, recebeu o orçamento de R$ 18 000. “Comecei a pesquisar e achei vários relatos de quebra precoce do câmbio.

Contatei a Chevrolet e recebi a resposta – sem analisarem meu carro – de que nada poderia se feito, já que minha garantia havia acabado”, conta Edson.O defeito é mesmo bem comum  entre donos de Captiva: uma rápida consulta no site Reclame Aqui, por exemplo, revelou que há 22 casos pendentes, relatando quebras, travamento ou trancos na transmissão automática dos modelos 2009 a 2012.

A falha não ocorre só em carros com alta quilometragem, como o Captiva de 61 000 km de Edson. O empresário Raul Mattos, de Curitiba (PR), tem um modelo V6 2009 que passou pelo mesmo problema aos 15 000 km. “De repente, o carro parou de trocar as marchas, ficando somente em primeira marcha.

Mesmo explicando à concessionária que a alavanca prendia constantemente, ela dizia que não havia defeito. Paguei R$ 13 000, após a Chevrolet negar a garantia”, explica Raul.De acordo com César Sanches, dono da oficina especializada em transmissões Automatik, três defeitos bem comuns ocorrem nos câmbios do Captiva.

Continua após a publicidade

O primeiro é a quebra dos conjuntos internos devido ao rompimento do disco mola. O segundo é a avaria do sistema planetário, onde estão as engrenagens principais, que causa a destruição do total do conjunto. O terceiro problema são as falhas no módulo eletrônico, que exige um reparo que varia de R$ 4 500 a R$ 5 700.Consultada sobre o assunto, a GM do Brasil informa que analisou o histórico de atendimento dos proprietários ouvidos pela reportagem e constatou que os casos seriam “pontuais e de causas distintas”.

O POVO RECLAMA

 “Meu Captiva 2009 apresentou quebra do câmbio duas vezes. Na primeira, a fábrica trocou em garantia, mas na segunda tive de gastar R$ 3 800.” Luiz Angelo Pipolo, advogado, Assis (SP) 

“Quando fui sair da garagem, não consegui engatar as marchas. Na autorizada, me pediram R$ 25 000 pelo conserto. Levei a uma oficina especializada, que cobrou R$ 10 000.”  Luiz Henrique Celso Lepéra, médico, Bragança Paulista (SP)

“De repente, o câmbio parou de trocar as marchas, ficando somente na primeira marcha. Paguei R$ 13 000 pelo conserto, após a Chevrolet negar a garantia.” Raul Mattos, empresário, Curitiba (PR)

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.