Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: problemas no arrefecimento do Nissan Sentra

Defeito no eletroventilador preocupa donos de Nissan Sentra e prejudica o bom-funcionamento do ar-condicionado e do motor

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 4 Maio 2021, 10h47 - Publicado em 29 Maio 2017, 16h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fernando Sanchez: custo de R$ 7.000 só das peças
    Fernando Sanchez: custo de R$ 7.000 só das peças (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    O eletroventilador é fundamental em qualquer automóvel: ele garante a refrigeração adequada do motor, evitando o superquecimento. É por isso quem alguns proprietários do Nissan Sentra andam tão preocupados com os crescentes relatos de defeito no equipamento, que neste caso também ajuda no bom funcionamento do ar-condicionado.

    A avaria ocorre de duas maneiras: ou a ventoinha é acionada só algumas vezes ou ela para de vez. Nesta situação, o motor pode aquecer até ferver.

    No último mês, membros do Nissan Clube nos procuraram para relatar que já contabilizam mais de 30 casos de quebra do eletroventilador em sedãs produzidos de 2013 a 2015.

    Entre eles, está o empresário Fernando Palma Sanchez, de São Paulo. “Em um dia quente, percebi que o ar-condicionado parou de funcionar. Na concessionária, pediriam para eu imobilizar o veículo o mais rápido possível”, conta o dono de um Sentra 2013, que na época tinha só 30.000 km rodados.

    Continua após a publicidade

    “Além do eletroventilador, havia queimado também o compressor do ar. Apenas o custo das peças seria R$ 7.000, se o carro não estivesse em garantia. Mas falaram que, em caso de avarias no motor, a Nissan não se responsabilizaria.”

    A nossa reportagem chegou a contatar cinco autorizadas Nissan nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, e todas elas disseram conhecer o problema e que a troca do eletroventilador é sempre feita em garantia.

    No entanto, às vezes a concessionária não ainda não sabe do caso, o que exige do proprietário um bom poder de argumentação. “Disseram que problema é raro no Sul. Assim, precisei de dois meses de conversas para que enfim fizessem os testes e trocassem a peça na garantia”, diz o bancário Rafael Machado, de Canoas (RS), proprietário de um Sentra 2014.

    Continua após a publicidade

    Consultada, a Nissan do Brasil diz apenas que “os clientes foram atendidos pela rede de concessionárias, que reparou os veículos em garantia”. Só que o Sentra é vendido com garantia de 3 anos – o que significa que as falhas que ocorrerem de agora em diante nos carros fabricados até 2015 já correm o risco de não serem cobertas.

    O povo reclama

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.