As 5 melhores seguradoras de 2013, segundo clientes
Levantamento da EscolherSeguro com 14 mil consumidores revela as seguradoras mais bem avaliadas pelos clientes de seguros de carros
A Porto Seguro foi eleita a melhor seguradora de 2013 no segmento de seguros de carros na opinião dos clientes, segundo pesquisa realizada pela corretora online EscolherSeguro, que contou com a participação de 14 mil consumidores.
Para chegar ao resultado, os participantes deram notas de um a dez para as seguradoras com as quais tinham contrato, avaliando três critérios: atendimento em geral, assistência 24 horas e prestação de serviços após sinistro.
A vencedora Porto Seguro obteve média de 8,4 pontos reunindo os três quesitos, um crescimento de 0,4 em relação à sua pontuação de 2012, na primeira edição da pesquisa.
A Allianz ficou em segundo lugar, com média de 8,2 pontos (crescimento de 0,3 sobre 2012), seguida pela Liberty, que obteve média 8,1 e que não aparecia entre as cinco melhores seguradoras na edição de 2012.
A Itaú Seguros, quarta colocada, obteve média de 8,0 pontos, caindo uma posição no ranking, mesmo com um aumento de 0,5 na sua pontuação. A SulAmérica, que também não estava entre as cinco melhores na pesquisa anterior, ficou em quinto lugar com nota final de 7,9.
A pesquisa apresenta apenas os cinco melhores colocados na nota geral e em cada um dos três quesitos analisados. As demais seguradoras não são citadas no resultado final divulgado ao público.
Duas seguradoras saíram da lista das cinco melhores de 2012 para 2013, a Marítima e a HDI, que foram substituídas por SulAmérica e Liberty.
Considerando as seguradoras com melhores notas e as demais, as empresas mencionadas com mais frequência pelos clientes foram: Allianz, Azul, Bradesco Seguros, BB Seguridades, Caixa Seguros, Generali, HDI, Indiana, Itaú Seguros, Ituran, Liberty, Mapfre, Marítima, Mitsui, Porto Seguro, SulAmérica, Tokio Marine e Zurich.
A EscolherSeguro observa que as pontuações das cinco melhores empresas do ranking aumentaram em relação ao estudo anterior, o que na visão da corretora é resultado de um maior investimento das empresas no relacionamento com clientes.
As melhoras foram significativas no critério serviço de assistência 24 horas, dentro do qual as cinco seguradoras com melhor pontuação tiveram média acima de 8,0.
A EscolherSeguro também destaca o nível de competitividade das seguradoras, evidenciado pelo critério “prestação de serviços após sinistro”. A Itaú Seguros, que ficou em primeiro lugar, com média de 8,2, teve uma nota bem similar à segunda colocada, a Liberty, que registrou 8,1 pontos, resultado não muito distante da quinta colocada, a Mitsui, que teve média de 7,8.
O critério “atendimento em geral” – que avalia, por exemplo, a facilidade entrar em contato com a central de atendimento, estrutura disponibilizada pela empresa e locais para vistoria dos veículos – foi o que menos sofreu alterações em relação a 2012.
Metodologia
A 2ª pesquisa de avaliação dos consumidores foi realizada pela EscolherSeguro em 2013. Os 14 mil entrevistados responderam apenas questões referentes às seguradoras com as quais possuem contrato.
Os dados foram recolhidos nos formulários de seguro de carros, preenchidos pelos usuários no site da EscolherSeguro. Ao realizarem cotações, os consumidores que já possuíam apólice fizeram as avaliações sobre suas seguradoras.
Preço x qualidade
Segundo a EscolherSeguro, o preço é sempre o principal critério de escolha dos clientes, e muitas vezes o único.
Ainda que atualmente seja muito simples comparar preços, com as ferramentas de cotação que as corretoras online oferecem, vale a pena observar a qualidade no serviço oferecido, por meio de pesquisas como esta, para decidir em qual empresa contratar a apólice.
Mesmo com um preço um pouco mais elevado, uma seguradora mais confiável do ponto de vista de qualidade pode não só trazer mais conforto ao cliente, como mais agilidade no atendimento, melhor assistência e mais rapidez na solução do sinistro, o que pode se traduzir em menores gastos no futuro.