Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ar de dentro ou ar de fora? Veja a maneira certa de usar o ar-condicionado

Deixar a entrada do ar de fora fechada pode fazer a cabine esfriar mais rápido, mas isso não é recomendado em todas as situações e nem por muito tempo

Por João Vitor Ferreira
11 ago 2024, 10h00
hyundai hb20 botões
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O ar-condicionado só é lembrado quando há a necessidade de amenizar o calor e há meios de maximizar sua eficiência em dias quentes. Mas ele também pode (e deve) ser utilizado em diferentes climas e situações, mas de forma diferente. Nessas situações, abrir ou fechar a recirculação do ar pode fazer toda a diferença.

A maioria dos motoristas costuma deixar a recirculação do ar fechada, evitando que o sistema puxe o ar de fora. Isso realmente faz o ar gelar mais rápido — afinal, o ar interno estará mais frio que o externo. Contudo, seu uso não é recomendado a todo momento.

Há diferentes condições climáticas que exigem o uso do ar-condicionado de maneiras distintas, para melhorar o seu desempenho.

Nos dias quentes, se o seu carro estiver parado no sol, o mais indicado é andar por um tempo com as janelas abertas, para que o ar quente da cabine seja renovado e aí sim possa ser resfriado para manter a temperatura agradável.

Caso esteja na garagem ou em outro lugar mais fresco, você pode só ligar o ar-condicionado e seguir viagem. Independente das situações, é interessante fechar o recirculação, para manter a cabine na temperatura mais agradável possível e não fazer exigir demais do ar-condicionado.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Entretanto, é importante observar que não é recomendado manter a recirculação fechada por longos períodos. Isso porque a concentração de CO2 na cabine pode aumentar, causando sonolência aos passageiros. Nesse caso, recomenda-se sempre abrir o ar de fora de tempos em tempos, para garantir a oxigenação do ambiente. A maioria dos carros com ar automático faz isso por conta própria.

Já em dias muito frios, uma estratégia interessante é não ligar o ar-condicionado e deixar apenas a recirculação aberta. Como a temperatura já estará mais amena, você não precisará aumentar o consumo do seu carro para resfriar o ar. Vale ressaltar que o equipamento pode fazer o carro consumir até 10% a mais de combustível além de roubar até 15 cv do motor.

Ar Condicionado Onix
Botão da recirculação interna fica sempre próximo ao comando do ar e é identificado por um desenho de carro com uma seta circular. Ao ativá-lo, você impede que o ar de fora entre na cabine. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo que não exista necessidade de ligar o ar-condicionado no inverno, é importante você ligá-lo pelo menos duas vezes ao mês. Não precisa ser por muito tempo, alguns minutos já bastam. Isso garante que nenhuma peça do conjunto irá ressecar ou oxidar, aumentando a sua vida útil. Também evita a umidade, que pode levar à proliferação de mofo e consequente mau cheiro no sistema.

Continua após a publicidade

Quando está chuvoso, aí não tem jeito: ar-condicionado sempre ligado. Para evitar que os vidros embacem, é necessário direcionar o vento para o para-brisas.

Abrir a ventilação externa e aumentar um pouco a temperatura também ajuda. Não precisa deixar o carro um forno, mas ao subir a temperatura do ar-condicionado os vidros ficarão mais quentes, evitando que a água condense e embace o para-brisas.

Porém, todas essas dicas são válidas para situações comuns de trânsito, ou seja, quando o tráfego está fluindo bem. Mas em congestionamentos a coisa muda.

Nesse caso, há muitos carros próximos emitindo poluentes e, deixando o ar de fora aberto, você jogará todo esse ar sujo para dentro do seu veículo, aumentando a concentração de CO2 na cabine e trazendo mau cheiro. Então, sempre deixe o ar-condicionado ligado circulando apenas com o ar interno, mas não se esqueça de abrir o externo depois que sair do trânsito pesado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.