Novo Nissan Kicks pode ganhar motor mais potente, diz chefão para Américas
Motor que será usado no Renault Boreal, também fabricado pela Horse Powertrain, poderia ampliar a gama de versões do Kicks no futuro

O Nssan Kicks 2026 não é o primeiro SUV compacto a flertar com as características, os equipamentos e o porte dos SUVs médios mais vendidos, mas é o primeiro a fazer isso com um motor 1.0 turbo em sua versão mais completa – que custa R$ 199.000. Mas o Kicks poderá ganhar uma versão mais potente no futuro.
Quem sinalizou isso foi Christian Meunier, que assumiu o cargo de chairman da Nissan Américas em janeiro. É ele quem lidera as operações e a estratégia da Nissan para a América do Norte e América Latina.
Meunier comentava sobre o desempenho de vendas do Kicks nos Estados Unidos, onde o SUV usa o um motor 2.0 de 142 cv. Questionamos, então, se o motor 1.0 turbo (exclusivo para os carros fabricados no Brasil) não limitaria o interesse pelo carro e se não há planos para um motor maior. Meunier sinalizou que sim e que a Nissan tem a intenção de alcançar novos públicos com o Kicks no futuro.

O Nissan Kicks 2026 está sendo lançado no Brasil com o mesmo motor 1.0 turbo com até 125 cv e 22,4 kgfm usado pelo Renault Kardian. O motor é da família HR10, desenvolvida pela Nissan, e hoje é fabricado pela Horse Powertrain (joint-venture que fornece motores para Renault, Dacia, Nissan e Mitsubishi), mas montado pela Nissan em Resende (RJ), mesma fábrica do Kicks.
A Horse também fabrica no Brasil, mas em São José dos Pinhais (PR), o motor HR13, um quatro-cilindos 1.3 turbo da mesma família, que é usado pelo Duster e que, em breve, também estará no Renault Boreal.

De acordo com a Horse, a versão padrão deste motor em sua versão flex e ajustada para o Proconve L8 gera 163 cv e 25,5 kgfm. Este motor ainda pode ser combinado com o mesmo câmbio de dupla embreagem e seis marchas que equipa todas as versões do Nissan Kicks 2026.
Outros SUVs compactos que beiram ou mesmo ultrapassam os R$ 200.000 no Brasil têm ao menos uma versão com motor mais potente. É o caso do Hyundai Creta Ultimate (R$ 198.120), com motor 1.6 turbo de 193 cv, do Volkswagen T-Cross Highline (R$ 184.490), com motor 1.4 de 150 cv e do Honda HR-V, que tem motor 1.5 turbo de 177 cv nas versões Advance (R$ 192.700) e Touring (R$ 204.200).
Novo SUV de entrada estreia em 2026

Mais urgente que um Kicks mais potente é o lançamento de um novo SUV compacto de entrada para ocupar a faixa de mercado hoje defendida pelo Kicks Play 1.6. O novo modelo será algo como um Renault Kardian da Nissan, mas também será fabricado em Resende.
Aguardado para o primeiro semestre de 2026, o “SUV Entry-level” também seria equipado com o motor 1.0 turbo, aumentando a necessidade de um motor mais potente na nova geração do Kicks.
Ao aposentar a primeira geração do Kicks no momento em que ela estará completando 10 anos à venda no Brasil, a Nissan também poderá oferecer mais equipamentos e itens mais sofisticados na base do segmento dos SUVs compactos. Este novo SUV, inclusive, também será baseado na plataforma CMF-B (mesma do Kardian e do novo Kicks.