O que acontece ao atingir a faixa vermelha do conta-giros?

Ela indica que você já ultrapassou a faixa de rotação ideal para o funcionamento do motor. Entenda por que isso acontece

Você já deve ter reparado que há uma faixa vermelha no conta-giros da maioria dos carros. Pode-se dizer que é uma herança dos tempos dos motores com carburador, pois indicava uma faixa de rotações em que o motor estaria mais sujeito a fadiga e desgaste prematuro das peças. 

Uma das conseqüências seria a chamada “flutuação” das válvulas, quando as molas não possuem força suficiente para fechar completamente as válvulas antes que o eixo de comando uma volta completa e as abra novamente. Nesse caso, molas, válvulas e comando seriam danificados, correndo o risco de entortar, trincar e até quebrar.

Por sorte, nos motores com injeção eletrônica isso não chega a acontecer: o módulo do motor simplesmente corta o fornecimento de combustível, a ignição ou mesmo as duas coisas, protegendo antes que o pior aconteça. É o chamado “corte de giro”, que, em geral, acontece no meio da faixa vermelha do conta-giros. 

Cruze Sport6 LTZ

No Cruze 1.4 Turbo a potência máxima surge a 5.200 rpm, bem antes da faixa vermelha (Divulgação)

As montadoras também gostam de falar que seus motores foram projetados para funcionar em regimes ainda mais elevados do que eles alcançam.

Mesmo assim, não é porque o motor nada sofre que você vai sair por aí esticando marchas até o corte de giros. Não vale a pena: por uma série de fatores mecânicos, a partir do momento que o motor ultrapassa a rotação de potência máxima, ele sofre uma forte queda na potência gerada. E arruína sua média de consumo.

O importante é ler o manual para saber qual a rotação do torque máximo, a rotação de potência máxima e também o limite de giros do motor do seu carro. Assim, você não corre o risco de ter uma surpresa desagradável em uma ultrapassagem, por exemplo. Às vezes, a rotação de potência máxima fica bem próxima do corte de giro. É o caso do Onix 1.0, que entrega seus 80 cv a elevados 6.400 rpm e limita o giro a 6.600 rpm.

Um caso extremo era do antigo Honda Civic Si. Seu 2.0 i-VTEC aspirado entregava os 192 cv a 7.800 rpm, a faixa vermelha começava em 8.000 rpm e o corte da ignição acontecia em 8.400 rpm. A maioria dos conta-giros sequer passam dos 8.000 rpm…

Civic Si: apetite por giro alto

Civic Si e seu tradicional apetite por giro alto (Marco de Bari)

No caso dos motores turbinados mais recentes, como o 1.0 TSI do Up!, a coisa funciona de maneira diferente. Ele atinge sua potência máxima bem antes, a 5.000 rpm, enquanto a faixa vermelha começa em 6.000 rpm – o corte de giro ocorre a 6.500 rpm. E como já vimos aqui, andar acima da rotação que produz a maior potência nunca é um bom negócio.

O ideal para extrair a melhor perfomance de um motor é mantê-lo dentro da chamada faixa útil, situada entre as rotações de toque máximo e de potência máxima. Voltando ao exemplo do Up! TSI, seu torque máximo é atingido a apenas 1.500 rpm. Portanto, sua faixa útil de utilização é entre 1.500 rpm e 5.000 rpm.

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  1. EDUARDO MARTINS DOS REIS

    Na verdade vale muito a pena conhecer a v/1000, porque nas acelerações a central de injeção faz o corte, mas nas reduções (em câmbios manuais) isso pode acontecer com facilidade se o condutor não estiver “afinado” com o carro.

  2. Em vários modelos Vw a faixa vermelha começa (pontilhada ou meia barra) 500rpm antes do limite, efeito meramente para evocar esportividade, o limite estando a 6500rpm o vermelho parcial começa a 6000rpm. O jetta por exemplo mesmo sendo automatico as trocas no limite atingem essa faixa “vermelha” mas nunca passam do limite real, Up também tem o mesmo artifício. Passou a injeção simplesmente corta, só em reduções no manual que seria possível passar deste limite que obviamente nunca é recomendado e muito mais que desgaste pode provocar a quebra imediata do motor.

  3. http://motormais.blogspot.com.br/

    Conheça o Motor-Mais

  4. Claudio Volber

    Tenta explicar isso pra alguns cabeças de bagre, especialmente os que andam de moto de alta cilindrada.