O que é uma turbina de baixa inércia?

Ela consegue ser mais eficiente em baixas rotações que uma turbina comum. Entenda por que

Detalhe em corte da turbina de baixa inércia do motor 1.0 EcoBoost da Ford

Detalhe em corte da turbina de baixa inércia do motor 1.0 EcoBoost da Ford (Divulgação)

O que é uma turbina de baixa inércia? – Arthur Meque, S. Bernardo do Campo (SP).

A turbina de baixa inércia garante torque elevado mesmo em baixa rotação e foi desenvolvida especialmente para os motores menores, com o objetivo de extrair maior desempenho com um menor consumo de combustível.

Ao contrário dos turbos convencionais, que atuam a partir de uma rotação elevada do motor para forçar uma maior entrada da mistura ar/combustível na câmara de combustão, os de baixa inércia utilizam uma turbina menor, que é mais eficiente quando atua em baixas rotações.

Nessas turbinas compactas, o ar mais frio coletado, por ser mais denso, ocupa menos espaço e por isso pode ser enviado em maior massa para dentro dos cilindros, melhorando o rendimento volumétrico.

Essa tecnologia está cada vez mais presente na atual onda do downsizing, que substitui grandes motores V8, V6 ou quatro cilindros em linha por outros mais compactos, com quatro e três cilindros em linha. Um exemplo disso são os motores 1.0 tricilíndrico turbo da família EcoBoost (Ford), Kappa (Hyundai) e TSI (Volkswagen).

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  1. Bruno Piva Pellis

    Ô galera, tenham dó…
    Vocês provavelmente não leram o que escreveram…
    A pergunta é simples: “O que é uma turbina da baixa inércia?”.
    O QUE É?
    Vocês falaram um monte de coisa, e tudo que conseguiram dizer em resposta do “o que é” é que é uma turbina MENOR.
    Ok, é menor, mas vamos conceituar…
    Arthur Meque, lá vai um pequeno complemento:
    O termo “baixa inércia” está ligado à tamanho e peso, ambas propriedades estão relacionadas à uma propriedade física chamada “momento de inércia”. Entenda este “momento de inércia” como uma capacidade (ou incapacidade) de se alterar o estado de movimento do corpo. Para cada um dos dispositivos que giram, eixos, árvores, rodas, volantes, enfim, o momento de inércia é distinto: Para um volante de motor, por exemplo, seu formato e peso são tais que ele “embale” e não perca facilmente este embalo, ou que ele carregue consigo uma grande inércia de giro para estabilizar o funcionamento do motor.
    Já para a turbina, quanto maior e/ou mais pesada, mais força ela precisa para acelerar/frear seu movimento. Só que o motor à baixo RPM produz pouca “força” dos gases de escape, o que poderia deixar a turbina meio “paradona”… Porém, a turbina de baixa inércia tem características de construção (peso, geometria, tamanho etc) que permitem que ela não precise de tanta força para começar a operar, acelere e freie rapidamente, diminuindo aquele “turbo lag”, que seria um tempo entre vc pisar fundo e a turbina pegar giro… dando aquele “coice” no carro. A turbina de baixa inércia, como a matéria explicou, funciona bem desde baixa rotação, já deixando o motor espero à baixos regimes. Tudo tem seu preço: À partir de certa rotação, a turbina já está em seu máximo, não havendo muito ganho daí pra frente. Porém, é uma solução de compromisso entre economia e leveza para motores menores, que tem por vocação serem ágeis e potentes no trânsito urbano.