Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Um VW Virtus completo é melhor do que um Nissan Sentra básico? Comparamos!

De um lado, o bem equipado compacto que almeja o andar de cima. De outro, um básico de porte médio pelo mesmo preço. Quem vence?

Por Eduardo Passos
Atualizado em 13 abr 2024, 18h10 - Publicado em 12 abr 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A popularidade dos SUVs resulta na perda de espaço de outros modelos no mercado, como é o caso dos sedãs. Diante desse fenômeno, estes também perdem prestígio para as fábricas, que precisam adaptar seus planos de venda para volumes menores.

    Publicidade

    Volkswagen e Nissan fizeram isso, mas de maneiras diferentes: os alemães recentemente aposentaram o Voyage e o Jetta básico (deixando só o Jetta GLi, esportivo, à venda), e aproveitaram a reestilização do Virtus para fazer dele um lutador versátil, com três opções de motores e cinco versões de acabamento, para competir contra três rivais diferentes: sedãs compactos topo, sedãs intermediários (sua vocação nata) e sedãs médios básicos.

    Publicidade
    VIRTUS x VERSA
    Virtus ganhou nome ao centro da tampa do porta-malas e lanternas com máscara negra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Estes últimos são o alvo do Virtus Exclusive, que substitui a pegada esportiva do finado GTS por algo mais… classudo. Não à toa, custa R$ 152.490, ou quase o mesmo que o médio Sentra Advance, na versão de entrada, que sai por R$ 151.490.

    VIRTUS x VERSA
    Caimento cupê e teto de curvas suaves do Nissan Sentra caiu no gosto do brasileiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Durante a pandemia o Sentra chegou a sair de linha no Brasil, mas o reaquecimento do mercado e o fim da crise de semicondutores permitiu sua volta, com reestilização profunda aprovada pela imensa maioria de nossos leitores nas redes sociais. A fábrica de Resende (RJ) é exclusiva do Kicks, que representa 70% dos Nissan emplacados aqui, mas há volume que justifique a importação de Versa e Sentra do México, ainda que com poucas versões e opcionais.

    Publicidade
    VIRTUS x VERSA
    Largura da cabine do Virtus é de sedã intermediário (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    QUESTÃO DE VOCAÇÃO Sendo dois carros de categorias diferentes, espera-se que o Sentra seja bem maior que o Virtus, mas, na verdade, são apenas 8,4 cm extras, no comprimento. Os 4,56 m do VW (2,65 m de entre-eixos) garantem espaço adequado, inclusive na segunda fila. Os joelhos de quem vai atrás podem respirar, e o entre-eixos 5,6 cm maior do Sentra não é vantagem tão notável assim.

    VIRTUS x VERSA
    Ajuste elétrico do banco do motorista e revestimentos internos são trunfos do Sentra. Porta-malas de 466 l ainda é adequado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A cabine até 5 cm mais larga do Nissan, porém, é o que permite relativo conforto a três passageiros atrás – ao passo que os ombros do trio se espremem no rival. E daí em diante surgem limitações estruturais que, entre os sedãs intermediários, não são deméritos exclusivos do Virtus, mas cuja briga em um nível mais alto se tornam evidentes.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    VIRTUS x VERSA
    As pernas de ninguém vão apertadas no VW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O maior sinal disso está na suspensão traseira, que é independente no Sentra e, de quebra, bem calibrada. O importado se destaca pela rodagem macia em pavimentos rústicos ou bons, com amortecimento gradual e estabilidade satisfatória em curvas rápidas.

    VIRTUS x VERSA
    Mas os ombros têm folga mesmo é no Sentra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No modelo nacional, por sua vez, há eixo de torção que, além de mais simples, repete ajustes do finado GTS; um acerto firme que é útil em altas velocidades, mas amplifica, além do necessário, as imperfeições de vias urbanas (sem contar a carroceria que, pelas proporções, favorece uma maior rolagem do VW).

    Publicidade
    VIRTUS x VERSA
    Porta-malas de 521 l da Volks tem espaço farto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No motor o combate se nivela, dado que o Virtus Exclusive herda o 1.4 turbo flex (150 cv/25,5 kgfm) dos antigos Jetta e Audi A3 e ainda presente no Taos e T-Cross, junto ao câmbio automático de seis marchas. O Sentra, por sua vez, mantém o longevo 2.0 aspirado a gasolina (151 cv/20 kgfm), com injeção direta e transmissão CVT de oito marchas.

    VIRTUS x VERSA
    Porta-malas de 466 l do Sentra é bem menor, mas ainda é adequado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nos números, o turbocompressor mostra sua eficiência ao levar o VW de 0 a 100 km/h em 9,4 s – contra 10,7 s do Nissan –, mas é um caso incomum em que dados frios podem enganar. Isso porque o turbo lag do Virtus é notável; assim, logo acostuma-se a pisar no acelerador antes do momento desejado de arrancada, já considerando a compressão do turbo. No concorrente, o tempo entre a pisada no pedal e o efetivo movimento é bem menor, dando impressão mais satisfatória de agilidade.

    VIRTUS x VERSA
    Motor 1.4 é ligeiro, mas turbo lag e ruído incomodam (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VIRTUS x VERSA
    Motor 2.0 é menos veloz que o turbo da Volks, mas atende bem ao que se pode andar nas vias públicas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nisso também há méritos das oito marchas do CVT, que, todavia, passa longe de ser esportivo, considerando que o foco é favorecer o consumo. De qualquer modo, não há milagre que faça o Sentra ser mais econômico que o Virtus, tanto na cidade quanto na estrada. Em nossa pista, o Sentra obteve as médias de 10,4 km/l, no ciclo urbano, e 15 km/l no rodoviário, enquanto o Virtus conseguiu 11,7 km/l e 16,5 km/l, respectivamente.

    Continua após a publicidade
    VIRTUS x VERSA
    Painel tem decoração pouco inspirada (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    CONTEÚDO E ACABAMENTO  Falando de conteúdo, o Virtus TSI AT (R$ 118.340) já supera o Sentra Advance em itens como as telas no painel e controle de cruzeiro adaptativo de série. E, a partir do Highline (R$ 139.990), quadro de instrumentos digital e central multimídia crescem e passam a ter, somados, 20,3” de visores com imagem, conectividade e funções bem acima da média.

    VIRTUS x VERSA
    Telas, entretanto, são definidas e úteis à altura do visual moderno que proporcionam (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VIRTUS x VERSA
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Esse é o ponto de maior vantagem sobre o Sentra, cuja multimídia de 8” e o computador de bordo de 7” seriam atraentes há uma década e se mantêm até o topo da gama. ACC, som Hi-Fi da Bose e teto solar são restritos às versões mais caras e nada é opcional na Advance, justamente para não descaracterizá-las.

    VIRTUS x VERSA
    Cromados e superfícies macias dão ar requintado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nada que chegue a anular, porém, aspectos como o revestimento dos bancos que imita couro e tem boa textura e aquecimento, além da tecnologia Zero Gravity (um ajuste ergonômico eficiente capaz, de fato, de reduzir a fadiga de viagens mais longas). Mais uma vez contrastando com o Virtus, a cabine é quase toda revestida de materiais macios e o isolamento acústico surpreende positivamente.

    VIRTUS x VERSA
    Telas ruins são anacronismo comum na Nissan e em outras marcas japonesas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VIRTUS x VERSA
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    AUTOCONFIANÇA  A cabine do Virtus Exclusive traz bancos com material que imita couro e painéis revestidos de tecidos sintéticos. Mesmo assim, os plásticos de aspecto simplório seguem como típico ponto negativo da Volkswagen e atrapalham o abafamento de ruídos e, claro, a percepção de requinte ambicionada. Vale notar que, no Virtus GTS, a fabricante optava por fazer o ronco do motor vazar intencionalmente na cabine, mantendo essa característica no sucessor.

    VIRTUS x VERSA
    Carregador por indução é outro diferencial do Virtus, assim como… (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VIRTUS x VERSA
    saídas de ar e tomadas USB-C na traseira do VW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É estranho, mas também um sinal de que a base do GTS foi mantida, com alterações mínimas e apenas em detalhes visuais que miram em público distinto. Movimento prudente da Volks a fim de encontrar um nicho que abrace o Virtus 1.4 e compense o investimento feito nele (a mera alteração de motor num modelo pode custar mais de R$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento).

    Continua após a publicidade
    VIRTUS x VERSA
    Console mais simples para passageiros do Nissan (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    VIRTUS x VERSA

    Acontece que o preço cobrado pelo Virtus Exclusive é salgado até se comparado ao Highline – brigando com sedãs médios, então, a régua sobe mais e fica difícil rivalizar com um carro que tem tradição global nesse segmento. Portanto, vencendo quase todos os rounds nesta luta, o Nissan Sentra leva o comparativo como um bom pugilista peso-pesado derrubaria um peso-médio que é prodígio, mas também um pouco autoconfiante demais.

    Veredicto Quatro Rodas

    De olho no Toyota Corolla, o Sentra busca desafios maiores. Ainda que vá muito bem em seu nicho, o VW Virtus não é um sedã médio e acaba devendo em aspectos que são esperados nessa categoria.

    Ficha Técnica

    Nissan Sentra Advance
    Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, injeção direta, 1.997 cm³, 151 cv, 20 kgfm
    Câmbio: CVT, 8 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica, 10,4 m (diâmetro de giro)
    Suspensão: independente McPherson (dianteira), independente multilink (traseira)
    Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
    Pneus: 205/50 R17
    Peso: 1.213 kg
    Dimensões: comprimento, 464,6 cm; largura, 181,6 cm; altura, 145,6 cm; entre-eixos, 270,7 cm; peso, 1.405 kg; porta-malas, 466 l; tanque de combustível, 47 litros

    Volkswagen Virtus Exclusive
    Motor: flex, dianteiro, 4 cilindros, turbo, 16V, 1.395 cm3, 150 cv a 4.500 rpm (E)/5.000 rpm (G), 25,5 kgfm a 1.500 rpm
    Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica, 10,9 m (diâmetro de giro)
    Suspensão: independente McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
    Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (traseira)
    Pneus: 205/45 R18
    Dimensões: comprimento, 456 cm; largura, 175,1 cm; altura, 148 cm; entre-eixos, 265,1 cm; peso, 1.258 kg; porta-malas, 521 litros; tanque de combustível, 49 litros

    Continua após a publicidade

    Teste Quatro Rodas

    Aceleração Nissan Sentra Volkswagen Virtus Exclusive
    0 a 100 km/h 10,7 s 9,4 s
    0 a 1.000 m 31,8 s – 168,5 km/h 30,3 s – 175,8 km/h
    Velocidade máxima* 188 km/h 207 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 5,3 s 4,0 s
    D 60 a 100 km/h 6,4 s 4,8 s
    D 80 a 120 km/h 7,5 s 6,1 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 13,6/24,7/56,5 m 14,2/24,5/55,2 m
    Consumo
    Urbano 10,4 km/l 11,7 km/l
    Rodoviário 15,0 km/l 16,5 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 39,6/64,8 dBA 41,6/67,2 dBA
    80/120 km/h 63,8/71,6 dBA 60,3/69,8 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 93 km/h 99 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha 1.500 rpm 1.800 rpm
    Volante 2,6 voltas 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço R$151.490 R$152.490
    Concessionárias 180 500
    Garantia 3 anos 3 anos

    *Dados de fábrica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.