Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Toyota Corolla GLi 1.8: raciocínio manual

Versão de entrada com motor menor e câmbio manual de seis marchas surpreende na dirigibilidade

Por Ulisses Cavalcante Atualizado em 23 nov 2016, 17h34 - Publicado em 18 Maio 2014, 17h03
Toyota Corolla GLi 1.8
Versão GLi tem motor 1.8 e dois tipos de câmbio

Automóvel é um produto emocional, como um item de grife. Por isso, seu valor depende de quem vê. A bordo da versão GLi, tive a sensação de que estava em um carro com preço compatível ao que oferece.

Por R$ 69 690, a configuração básica vem com motor 1.8, transmissão manual de seis marchas e oferta de itens de segurança semelhante aos rivais. Há cinco airbags (dois frontais, dois laterais e um para o joelho do motorista), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sistema Isofix no banco traseiro e retrovisores elétricos com indicadores de direção. As rodas de série são de aço com calotas – diferente das fotos, feitas de liga.

Continua após a publicidade

Toyota Corolla GLi 1.8
Versão mais barata tem menos funções: perdeu a tela touch, GPS, câmera de ré e piloto automático

Outra boa sensação é atrás do volante. Bem mais ágil que as versões automáticas, o câmbio manual oferece uma pegada esportiva que o sedã jamais teve. Na pista, e com gasolina, a parceria do motor 1.8 com a caixa manual fez 9,7 segundos no teste de 0 a 100 km/h, mais rápido que o XEi 2.0 CVT. No consumo, outra surpresa: a versão do meio, automática, foi mais econômica em ciclo urbano. Marcamos 7,6 km/l, enquanto o GLi manual fez 7 km/l.

Toyota Corolla GLi 1.8
Transmissão manual de seis velocidades

Assim como ocorre nas versões XEi e Altis, há faltas injustificáveis, como a ausência de controle de estabilidade e até de sistema de som, vendido apenas como opcional. Mesmo o GLi deveria vir com sensor de estacionamento. Em relação às configurações mais caras, perdeu também o piloto automático, a central multimídia, tela touch, GPS e os faróis de neblina. A Toyota cortou mimos triviais, como o espelho de cortesia do motorista e a função um-toque nos vidros dos passageiros.

Toyota Corolla GLi 1.8
Instrumentos têm visor digital simplificado

Toyota Corolla GLi 1.8
Estofamento de tecido nos bancos

O Corolla de entrada também oferece câmbio CVT a R$ 69 990, apenas 300 reais a mais que o manual, e propositalmente dez reais abaixo do limite permitido para a isenção de impostos a portadores de necessidades especiais.

Se levarmos em conta a concorrência, o preço do Corolla GLi está na média. O Citroën C4 Lounge, por exemplo, parte de R$ 69.990, enquanto o Nissan Sentra 2.0 S mecânico sai por R$ 69.590. O tradicional rival Civic começa em R$ 73.000 – e está prestes a mudar de geração no país. Já Focus, Cruze e Jetta (agora na versão 1.4 TSI) ficam todos mais próximos dos R$ 80.000 em suas versões de entrada, não tão simples quanto o GLi.

Teste – Corolla GLi 1.8 manual
DESEMPENHO
aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 s
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª marcha): 7,2 s
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª marcha): 10,2 s
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª marcha): 14 s
Frenagem de 120 km/h a 0: 66,7 m
Frenagem de 80 km/h a 0: 28,9 m
Frenagem de 60 km/h a 0: 15,9 m
Consumo urbano: 7 km/l
Consumo rodoviário: 10 km/l
FICHA TÉCNICA
Motor dianteiro, transv., flex, 4 cil., 16V
Cilindrada 1 798 cm³
Potência 144/139 cv a 6 000 rpm
Torque 18,4/17,7 mkgf a 4 800/4 000 rpm
Câmbio manual, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões compr., 462 cm; largura, 177,5 cm; alt., 147,5 cm; entre- eixos, 270 cm
Peso 1 260 kg
Porta-malas/caçamba 470 litros
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira eixo de torção
Freios disco ventilado (diant), disco sólido (tras.)
Direção elétrica
Pneus 205/55 R16
Principais itens de série Isofix com top tether, ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e indicadores de direção, airbags frotais, laterais e de joelho para o motorista, chave canivete
Continua após a publicidade

Publicidade