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Teste: Land Rover Range Rover Sport SE

Com interior inspirado no Velar, Range Rover Sport troca botões por telas sensíveis e comandos por gestos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 jun 2018, 17h44
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  • Range Rover Sport SE
    Faróis e grade são inspirados também no Velar (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A inspiração no estilo futurista do Range Rover Evoque fez bem a esta segunda geração do Range Rover Sport, lançada em 2013.

    Agora, em sua reestilização de meia-vida, ele se espelhou no Velar tanto para atualizar a carroceria (repare na trama da grade, nos elementos internos dos faróis e nas tomadas de ar maiores) como para modernizar seu interior. 

    Range Rover Sport SE
    Faróis têm luzes de seta dinâmica (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O console central foi tomado por duas telas de 10 polegadas cada uma. São as mesmas do irmão menor: a superior é a tradicional central multimídia (sem integração com Android Auto ou Apple CarPlay) e comanda funções do veículo, enquanto a inferior substituiu todos os botões do ar-condicionado e o seletor dos ajustes de funcionamento do sistema de tração – exceto o modo automático, acionado apenas pelo enorme botão giratório à frente da alavanca de câmbio.

    Range Rover Sport SE
    Lanternas têm o mesmo formato, mas luzes diferentes (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Range Rover Sport SE

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    Com três telas, o interior sóbrio ganhou ares tecnológicosAinda há uma terceira tela, de 12,3 polegadas, para o quadro de instrumentos configurável. E vale dizer que os comandos do volante podem ser pressionados ou tateados.

    Range Rover Sport SE
    Quadro de instrumentos é digital (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Para aumentar o volume, por exemplo, pode-se deslizar o polegar ao redor do círculo, como se fazia nos primeiros iPod.

    E a função dos botões podem mudar de acordo com as informações exibidas no quadro de instrumentos. 

    Range Rover Sport SE
    Os novos bancos são mais anatômicos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Range Rover Sport SE
    O espaço atrás é bom, mas não sobra espaço (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Algumas tecnologias não são tão úteis assim. É o caso do comando por gestos para abrir e fechar a cortina do teto panorâmico.

    Os velhos botões não foram abolidos, mas passar a mão próximo ao teto no sentido do comando desejado faz sucesso com nove em cada dez passageiros.

    Range Rover Sport SE
    As rodas aro 21 poderiam ser mais bonitas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Todos esses equipamentos estão no Range Rover Sport SE, versão de entrada que custa R$ 440.211, já com bancos dianteiros com ajuste elétrico, sistema de som Meridian, geladeira no console central, assistente de permanência em faixa, rodas de 21 polegadas e porta-malas com abertura elétrica.

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    Range Rover Sport SE
    Geladeira no console leva até quatro garrafas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Até a suspensão pneumática com amortecedores adaptativos, que controlam as reações da carroceria em tempo real, é de série.

    É um pacote tão interessante que a Land Rover espera por uma queda de interesse na versão HSE, de R$ 488.229.

    Range Rover Sport SE
    Suspensão e amortecedores são ajustados em tempo real (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Independentemente da versão, o motor é o V6 3.0 turbodiesel de 306 cv e robustos 71,4 mkgf de torque, bem aproveitado pelo câmbio automático de oito marchas ZF.

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    Range Rover Sport SE
    Motor é o V6 3.0 turbodiesel de 306 cv e 71,4 mkgf de torque (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No nosso teste, mostrou equilíbrio entre desempenho e consumo: fez 8,6 s no 0 a 100 km/h, 2 s a mais que um Audi Q7 TDI, mas igualou com o alemão os 10 km/l em ciclo urbano.

    Na estrada, porém, fez 12,5 km/l contra 13,9 km/l do Q7.

    Quem não se importar com o consumo pode optar pela versão SVR, de R$ 739.600, com motor V8 5.0 a gasolina de 575 cv.

    A fábrica só anuncia o desempenho: 0 a 100 em 4,5 s, o mesmo tempo do Mustang GT.

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    Veredicto

    Porta de entrada dos Range Rover, a versão Sport SE traz tudo o que se espera de um SUV desta faixa de preço. E ainda tem a força de sobra do motor diesel.

    Teste de pista

    Ficha técnica – Land Rover Range Rover Sport SE

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