Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Teste: Hyundai HB20 é o novo hatch 1.0 aspirado mais econômico do Brasil

Hatch surpreende em consumo de combustível usando motorização mais pé no chão, que também é a responsável por mais de 70% das vendas

Por Leonardo Felix
Atualizado em 12 mar 2020, 07h00 - Publicado em 12 mar 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No HB20 Evolution, só o contorno da grade é cromado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O roteiro é comum: o jovem recém-alçado à maioridade que passou no vestibular e ganhou dos pais seu primeiro carro zero, um Hyundai HB20.

    Publicidade

    Desde a mais recente atualização do modelo, há mais de 70% de chances que esse estudante seja presenteado com a configuração 1.0 aspirada, que tem preços mais acessíveis, pacote mais pé no chão e, por isso mesmo, é disparado a que mais vende.

    Publicidade
    Lanternas traseiras têm pouco efeito de profundidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Testamos em primeira mão o HB20 Evolution, versão que sozinha responde por 12% dos emplacamentos.

    Continua após a publicidade

    Por R$ 53.790 (mais R$ 950 pela pintura metálica), ela traz um pacote interessante: ESP com assistente de rampas, rodas de liga leve, painel de instrumentos e ar-condicionado com telas digitais, central multimídia de 8 polegadas, direção com ajuste de altura e vidros elétricos um toque e antiesmagamento.

    Publicidade
    Versão Evoluition já traz central multimídia e ar com tela digital de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O acabamento de tecido é simples, mas há faixa de couro sintético macia ao toque no miolo da guarnição das portas dianteiras, além de detalhes de cromo acetinado nas maçanetas internas, painel e console.

    O motor é o velho conhecido 1.0 Kappa três-cilindros flex, assim como o câmbio manual de cinco marchas, mas o conjunto foi aprimorado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Motor Kappa três-cilindros flex estreou no Brasil em 2010 com o Kia Picanto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Relação de diferencial levemente encurtada; novos anéis de sincronização e garfo seletor, para redução de atrito; adoção de carcaça de transmissão mais leve; substituição da direção hidráulica pela elétrica; aposentadoria do tanquinho de partida a frio.

    São mudanças sutis, mas que ajudaram o HB20 1.0 a evoluir de 12,8 para 15 km/l no ciclo de consumo urbano com gasolina, e de 17,2 para 17,8 km/l na simulação rodoviária em nossa pista de testes.

    Publicidade
    Bancos são revestidos de tecido, mas têm ajuste de altura (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Com giros mais contidos, o novo HB20 1.0 aspirado agora roda a 100 km/h registrando 3.250 rpm, contra 3.500 rpm do antecessor.

    Seus dados de consumo urbano superam os de Chevrolet Joy (11,8 km/l), VW Up! (13,5 km/l), VW Polo MPI (12,8 km/l) e Fiat Argo 1.0 (14,6 km/l).

    Publicidade
    Câmbio manual tem engates precisos, mas longos e duros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não à toa, o novo HB20 se tornou o compacto 1.0 aspirado mais econômico em nosso ranking de testes entre modelos atualmente à venda como zero-quilômetro.

    Continua após a publicidade

    Na estrada, ele só perde para o Joy (18,1) e quase empata com o Up! (17,9). E o 0 a 100 km/h é honesto para um 1.0 aspirado.

    Rodas são de liga leve aro 15 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas atenção: seus níveis de vibração e ruído do motor são piores que os de Polo e Chevrolet Onix. E o câmbio, embora preciso, tem engates longos e um bocado duros.

    Veredicto

    O novo HB20 Evolution tem pacote digno e é econômico em nível até surpreendente. Uma boa opção de “primeiro carro”.

    Continua após a publicidade

    Teste – HB20 Evolution 1.0 manual

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 14,4 s
    0 a 1.000 m: 35,9 s – 143,7 km/h
    Velocidade máxima: 161 km/h*
    *Dado de fábrica

    Retomada
    40 a 80 km/h: 8,4 s (3a)
    60 a 100 km/h: 13,1 s (4a)
    80 a 120 km/h: 22,9 s (5a)

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 13,4/25,5/52 m

    Continua após a publicidade

    Consumo
    Urbano: 15 km/l
    Rodoviário: 17,8 km/l

    Seu bolso
    Cotação de seguro: R$ 919,71
    Cesta de peças: R$ 7.035

    Ficha técnica – HB20 Evolution 1.0 manual

    Agradecimento: Hyundai HMB Andreta Americana

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.