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Teste: Honda HR-V muda câmbio e suspensão para corrigir velhos problemas

SUV compacto aposta na suavidade com novos amortecedores e câmbio CVT reprogramado na linha 2019

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 dez 2018, 09h44 - Publicado em 30 out 2018, 15h07
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  • Faróis ganharam prolongamento cromado alinhado à grade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Onde hoje existe o disputadíssimo segmento de SUVs compactos, em março de 2015, quando o Honda HR-V estreou no Brasil, havia apenas três modelos: Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker. O Honda HR-V desbancou todos eles e o Jeep Renegade e o Peugeot 2008, que chegaram em seguida. Não à toa, foi líder de vendas no segmento em 2015 e 2016.

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    Agora, o HR-V muda para tentar desbancar o Jeep Compass do topo doranking de vendas e conter a ameaça de Nissan Kicks e Hyundai Creta, dois fortes concorrentes que estrearam nos últimos dois anos.

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    Novas lanternas têm leds em todas as versões (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Na frente, ele segue Civic e City com a barra cromada mais espessa e com prolongamentos sobre os novos faróis, que ganharam projetores (que melhoram o facho e dão aspecto mais nobre) em todas as versões.

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    Os nichos dos faróis de neblina (que estreiam na versão LX) estão maiores e têm arestas vivas, como manda o padrão atual dos Honda. Atrás, as lanternas de leds são padrão em todas as versões. Parecem com as da versão Touring, porém são escuras e têm fundo cinza na parte inferior.

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    Quadro de instrumentos da versão EXL tem os três aros iluminados e é possível personalizar a cor do mostrador central (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A propósito, a versão topo de linha, Touring, só será atualizada em 2019. Ela poderia receber outros equipamentos exclusivos além dos faróis de led e sensores de ré, como o motor 1.5 turbo de 173 cv do Civic Touring. A Honda não confirma. Certo é que agora as luzes diurnas de led estão em todas as versões e os seis airbags são de série na EXL – a EX tem quatro.

    A linha 2019 do HR-V também tem mudanças por dentro. A parte de cima do console central tem acabamento preto brilhante e, nas portas, as maçanetas e os alto-falantes ganharam aros cromados.

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    Central multimídia da versão EXL tem Android Auto e Apple CarPlay. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mas só o EXL tem central multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay – LX e EX mantêm o rádio com tela para visão da câmera de ré – e quadro de instrumentos com aros iluminados, sendo que é possível personalizar a cor do aro central.

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    A Honda também se preocupou em melhorar o conforto acústico da cabine. Mas só para quem pagar por ele. Isso porque os reforços na parede corta-fogo e no assoalho do carona estão na versão EX, mas não na LX. E só a versão EXL tem mais isolante acústico em todo o assoalho, nas portas, nos para-lamas dianteiros e no porta-malas. Surtiu efeito, mas ainda se escuta o motor 1.8 flex de 140/139 cv quando em aceleração plena.

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    Bancos dianteiros tiveram apoios para as coxas reforçados (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    As demais alterações técnicas são mais democráticas. A Honda mexeu na programação do câmbio CVT, que simula sete marchas, para aumentar a rotação do motor de forma mais progressiva nas acelerações de média velocidade.

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    Quer dizer que na hora que você exigir motor em uma retomada a 50 km/h ele não ganhará tanto giro de imediato, melhorando o conforto acústico e as sensações proporcionadas pelo CVT.

    Sem mudanças, espaço traseiro continua amplo e versátil (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Nos testes de pista, porém, só houve melhora no consumo: na cidade, passou de 10,4 para 11,7 km/l e na estrada, de 13,1 para 14,3km/l. O zero a 100 km/h piorou de 10,9 s para 11,7 s. As retomadas aumentaram, em média, meio segundo em cada passagem.

    Porta-malas tem 437 l de capacidade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Os engenheiros da Honda trabalharam para acabar com a fama de suspensão dura do HR-V. De dezembro de 2015 a setembro, testaram 46 conjuntos dianteiros e 12 traseiros. Optaram por amortecedores com discos retificados, no lugar do tensionamento por molas, e com stop hidráulico, que suaviza os impactos no final do curso do amortecedor.

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    O HR-V passou a lidar melhor com buracos e quebra-molas, e não bate seco. Além disso, a rolagem da carroceria diminuiu e acontece de forma mais progressiva ao atacar uma curva, lembrando um pouco o comportamento do Hyundai Creta.

    Novas rodas aro 17 estão em todas as versões (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O trabalho da Honda não foi revolucionário, mas coloca o HR-V em pé de igualdade com os novos concorrentes, tanto em nível de equipamentos como no comportamento dinâmico.

    Teste de pista

    Ficha técnica – Honda HR-V EXL 2019

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