Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Susto na cesta

Por Péricles Malheiros 23 983 km Coincidentemente, nossos hatches Etios e Onix de Longa Duração passaram pela revisão dos 20 000 km no último mês. Foi a deixa para uma comparação imediata da qualidade e do preço dos serviços prestados pelas redes Toyota e GM. Com 20 002 km no hodômetro, o Onix foi deixado aos cuidados da concessionária paulistana Anhembi. Com ele, uma […]

Por Redação
3 set 2013, 13h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    Publicidade

    23 983 km

    Publicidade

    Coincidentemente, nossos hatches Etios e Onix de Longa Duração passaram pela revisão dos 20 000 km no último mês. Foi a deixa para uma comparação imediata da qualidade e do preço dos serviços prestados pelas redes Toyota e GM.

    Com 20 002 km no hodômetro, o Onix foi deixado aos cuidados da concessionária paulistana Anhembi. Com ele, uma pequena lista de solicitações: pneus dianteiros com ruído de rolagem, chiado nos freios e desalinhamento dos esguichadores de água do para-brisa. Ao final, nenhum de nossos pedidos foi atendido: “Os pneus são ruidosos mesmo. Demos uma volta com o carro e não ouvimos o tal chiado dos freios. Quanto ao lavador, não há regulagem de posição dos jatos”, disse o consultor que nos atendeu. Conclusão: nenhum dos poucos pontos anotados do diário do Onix foi resolvido. E, pior, entraram na conta de “características do projeto”. Na Toyota, detectaram (e solucionaram) pontos não levantados por nenhum dos motoristas que se revezaram ao volante do nosso Etios, como o filtro de cabine saturado.

    Publicidade

    A revisão do Onix e do Etios é parecida: em ambos são previstas as trocas de lubrificante do motor e filtros de combustível e óleo, mas apenas no Chevrolet é trocado também o filtro de cabine – no Toyota, a verificação detectou a necessidade de sua troca, por 47 reais. Solicitamos, como é de praxe nos carros de Longa, alinhamento, balanceamento e rodízio. No fim das contas, desembolsamos um total de 368 reais na segunda parada do Etios e de 618 reais na do Onix – ou seja, valor 67,9% maior.

    Continua após a publicidade

    Ao colocar o HB20 na comparação de valores de manutenção, a desvantagem do Onix fica clara: sua cesta de revisões até 60 000 km sai por 2840 reais, ante 1756 do Hyundai e 1636 do Etios. O custo de vida do Chevrolet, assim, fica mais próximo do Eco (2924 reais), um SUV de categoria muito superior à dos hatches. Pouco podemos falar sobre o estreante 208, sem histórico de vida na rede.

    Publicidade

    Consumo

    No mês (29,9% na cidade) – Etanol 8,5 km/l
    Desde jan/13 (37,5% na cidade) – Etanol 8,6 km/l

    Diário

    Publicidade

    646_longaonix_01

     

    Publicidade

    O hatch em Itatiba, no interior paulista

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.