Por Péricles Malheiros
19792 km
O mês começou mal para o Onix da frota de Longa Duração. Rodando com o editor do site de QUATRO RODAS, Márcio Ishikawa, o carro sofreu um risco em toda a lateral. “Mal vi o que houve. Estava numa avenida em São Paulo, na faixa da direita, quando algo bateu na lateral da carroceria. Olhei pelo retrovisor e notei algo parecido com um arame saindo da calçada e com a ponta invadindo a via. Só vi a extensão do dano quando cheguei ao prédio da Editora Abril”, diz Ishikawa.
Também funcionário do site da revista, o repórter Vitor Matsubara deixou um apontamento no diário de bordo: “A ventilação está com um assovio na velocidade três”. O editor Péricles Malheiros contribuiu com mais uma observação. “As pastilhas estão começando a assoviar. Percebi o sibilo enquanto procurava uma vaga no estacionamento subterrâneo de um shopping. Na rua, porém, mal dá para perceber”, anotou ele.
Lançamentos trazem novidades, e elas pedem um tempo de adaptação até que deixem de causar estranheza no uso cotidiano. Mas algumas inovações contrariam os costumes e acabam criando desconforto para os usuários. No caso do hatch da Chevrolet, um bom exemplo disso é o puxador interno da porta dianteira, que já se mostra campeão de reclamações: posicionado de modo recuado, faz com que motorista e passageiro percam o controle da velocidade de abertura, principalmente quando o desembarque é feito em terreno inclinado. “A mão sempre vai para o lugar convencional, mas no Onix não há no que segurar ali”, diz o repórter visual Eduardo Campilongo.
Na parada dos 20 000 km, a concessionária paulistana Anhembi efetuou a troca de lubrificante do motor e dos filtros de combustível, do óleo e do ar-condicionado. Pela revisão, pagamos 468 reais, além de 150 reais cobrados pelos serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio.
Consumo
No mês (51,9% na cidade) – Etanol 9,6 km/l
Desde jan/13 (39,1% na cidade) – Etanol 8,7 km/l
Diário
MyLink: som e personalização de funções