PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Renault Fluence

Para continuar em operação, sedã recebe um discreto upgrade em design e equipamentos

Por Hairton Ponciano Voz
18 nov 2014, 18h19
testes

Há quatro anos, quando o Fluence foi lançado, chamou atenção não apenas por suas qualidades, mas também porque a maioria dos concorrentes estava chegando ao fim do ciclo. Com porte imponente, bom acabamento e elevado nível de equipamentos, ele se destacou e as vendas foram fluindo. O tempo passou, os sedãs médios evoluíram e o Fluence precisava reagir. Tentativa de reação que veio agora, com algumas melhorias. As mudanças são leves, e a alteração mais evidente está na cara. O Fluence adotou a identidade visual da marca, com o losango aumentado e sobre a grade, que ficou maior e mais sinuosa (em vez do pequeno emblema quase sobre o capô). Além disso, o novo para-choque frontal tem luzes diurnas de led. Atrás, apenas as lanternas mudaram internamente, e agora são de led, mas somente na versão Privilège, topo de linha. As rodas são novas, com 16 polegadas na versão Dynamique e 17 na Privilège.

Andando, o Fluence continua agradando, como sempre. A mecânica não mudou: o motor é o 2.0 de 143 cv com etanol (140 cv com gasolina). Tem menos potência que os 2.0 da concorrência (o Civic tem 155 cv; o Corolla, 154), mas o torque é bom. Basta pisar que o carro responde muito bem. Testamos a versão Dynamique com câmbio CVT, que deverá responder pela metade das vendas do modelo.

A transmissão é suave e atende prontamente aos desejos do motorista. Mas se por alguma razão você

quiser fazer o trabalho das polias, pode trocar as marchas. Nesse caso, são seis, mas as mudanças têm de ser feitas na alavanca, porque não há borboletas no volante. Esse trabalho, porém, é desnecessário, porque o sistema funciona bem sem a intervenção de ninguém. Na pista, o Fluence fez o 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. As retomadas são boas, o que significa que basta apertar um pouco o pé e o modelo entende sua intenção sem maiores problemas.

O Fluence alia agilidade com silêncio interno, o que eleva o padrão de conforto. O painel tem revestimento macio, agradável ao toque, e a Renault informa que caprichou mais nos cromados, para reforçar a sensação de luxo. Como no modelo anterior, o ar digital tem regulagens independentes e saída para o banco traseiro. Que, a propósito, é bem espaçoso. Graças ao entre-eixos de 2,70 metros, o Fluence é confortável atrás. E o porta-malas é outro bom destaque, com seus 530 litros de capacidade.

Uma das novidades é a central multimídia R-Link, cuja tela cresceu de 5,8 para 7 polegadas. Como em smartphones ou tablets, é possível ampliar e mover imagens por meio do toque dos dedos. O senão é que ela fica um pouco distante do alcance, no alto do painel. No mínimo, exige uma esticadinha no braço, com algum prejuízo para a ergonomia. Nela, aparecem vários dispositivos, incluindo GPS, som, telefone e o Eco Drive, uma espécie de placar que informa se o motorista está sendo um bom menino e economizando combustível. A avaliação aparece por uma pontuação. O sistema também tem reconhecimento de voz, para efetuar ligações telefônicas.

Continua após a publicidade

Outro destaque, a chave por cartão continua lá. A partida é por botão e a chave é dispensada mesmo para abrir e fechar as portas – o trancamento é feito automaticamente quando o motorista se afasta. O painel digital agora equipa todas as versões do sedã. O sensor de estacionamento está disponível apenas nas versões mais caras (Dynamique Plus e Privilège), enquanto a câmera de ré é só da Privilège.

O nível de segurança é muito bom. A versão básica vem de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e sistema Isofix de cadeira infantil, enquanto a topo de linha ainda vem com os de cortina. Além dos seis airbags, só a Privilège tem faróis de xenônio, controle de tração e estabilidade. Todos oferecem de série sensor de chuva e luminosidade, controlador/limitador de velocidade etc. As regulagens de bancos são manuais em todas as versões.

Além do câmbio automático CVT, disponível nas versões Dynamique e Privilège, o Fluence também

oferece transmissão manual de seis marchas na versão mais barata (Dynamique). Os preços não foram revelados até o fechamento da edição, mas a Renault sinaliza que o modelo não deve ter alteração significativa em relação à linha 2014. Afinal, as mudanças foram contidas. Atualmente, a versão Dynamique manual custa R$ 66 890, enquanto a Privilège sai por R$ 82 990. Neste primeiro momento, as versões GT Line e Turbo não acompanham as mudanças e ficam com as vendas suspensas.

Direção, Freio e Suspensão

É um carro gostoso de dirigir, mas que privilegia o conforto. A direção elétrica tem respostas suaves. Idem para a suspensão.

Continua após a publicidade

Motor e câmbio

O 2.0 tem a potência dos 1.8 de Civic e Corolla, mas se redime no bom torque e faz uma boa dupla com o câmbio CVT.

Carroceria

É imponente, graças a um “truque” visual: as extremidades dos paralamas dianteiros são mais altas que o capô, passando a impressão de porte avantajado.

Vida a bordo

O espaço interno é bom, o acabamento, caprichado e o isolamento acústico, eficiente.

Segurança

Mesmo a versão mais barata já vem com quatro airbags. A mais cara soma os de cortina, além de faróis de xenônio e câmera de ré.

Seu bolso

Estima-se que os preços não devam mudar. Se for assim, o sedã manterá seu tradicional bom custo-benefício.

Continua após a publicidade

OS RIVAIS

Chevrolet Cruze 1.8 LT

Ele é espaçoso, mas mesmo básico sai caro: R$ 72.100, sem câmbio automático.

C4 Lounge 2.0

Vende menos, porém é barato: custa R$ 68.500 na versão Tendance automática.

VEREDICTO

A mudança serviu para dar ao Fluence a cara da marca. E pode ajudar a dar um gás nas vendas do sedã que tenta ficar entre os “top five” da categoria.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.