A Duster Oroch estreou com o pé direito no país. Nos dois primeiros meses cheios de vendas, ela emplacou 3.274 unidades, volume suficiente para credenciá-la ao terceiro lugar entre as picapes leves no mês. Ainda é cedo para dizer se a Oroch poderá chegar ao topo (e se a Toro poderá atrapalhar seu desempenho no andar de cima), mas uma coisa sabemos: essa missão caberá às versões com motor 1.6.
LEIA MAIS:
>> Comparativo: Fiat Toro Freedom x Renault Oroch Dynamique
>> O extensor de caçamba da Duster Oroch é permitido pela legislação?
>> Teste: Renault Duster Oroch Dynamique 2.0
Três meses separam o teste da Oroch 2.0 deste primeiro contato com a Dynamique 1.6, apontada pela própria Renault como carro-chefe da gama Oroch. Se visualmente não há diferenças entre as configurações 1.6 e 2.0, o mesmo não se pode dizer do desempenho. Em nossa pista de testes, a Oroch 1.6 demorou 15,3 s para acelerar de 0 a 100 km/h, contra 11,8 s da versão 2.0, sempre com gasolina no tanque
Comparado ao SUV Duster 1.6, a diferença é de 0,7 s (14,5 s), embora a Oroch seja apenas 90 kg mais pesada (são 1 292 kg contra 1 .202 do SUV). Apesar do câmbio com engates um pouco imprecisos, no dia a dia a picape dá conta do recado, pedindo arrego apenas quando carregada. No consumo, nossas medições indicaram 10,2 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada na versão 1.6, contra 8,1 km/l e 11,4 km/l da 2.0. Desempenho e consumo não são virtudes da Oroch 1.6, mas quando o assunto é espaço interno, ela nada de braçada. Além da comodidade das quatro portas (a Strada tem uma terceira porta apenas do lado direito e a Saveiro só possui as portas dianteiras), só na picape da Renault dois adultos e uma criança viajam confortavelmente atrás – e sem sentar em posição tão elevada, como na maioria das picapes médias cabine dupla.
Além de ar-condicionado e central multimídia, a Dynamique sai de fábrica com santantônio e protetor de caçamba, normalmente vendidos como acessórios até em modelos mais caros. Os únicos opcionais são a pintura metálica (R$ 400 a R$ 1.600) e o Pack Outsider (R$ 3. 190), formado por protetores dos para-lamas, aplique plástico no para-choque com faróis de milha integrados, proteção da vigia traseira e capota marítima. Diante das rivais menores, a Oroch 1.6 se torna uma das opções mais sedutoras do segmento: por R$ 69.700, ela custa praticamente o mesmo que a Strada Adventure CD 1.8 (R$ 69.940. Mas se você puder, vale investir mais R$ 4.000 e levar a Oroch Dynamique 2.0 para casa.
VEREDICTO
Espaçosa por dentro e bem equipada, a Oroch 1.6 é ideal para quem usa a caçamba só de vez em quando – e não liga tanto assim para desempenho.
ACELERAÇÃO | |
---|---|
de 0 a 100 km/h: | 15,3 s |
de 0 a 1000 m: | 36,4 s – 141,9 km/h |
Velocidade Máxima: | n/d |
RETOMADA | |
de 40 a 80 km/h (3ª): | 8,9 s |
de 60 a 100 km/h (4ª): | 13,4 s |
de 80 a 120 km/h (5ª): | 19,9 s |
FRENAGENS | |
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 16,1 / 26,6 / 62,8 m |
CONSUMO | |
Urbano: | 10,2 km/l |
Rodoviário: | 14,2 km/l |
Preço: | R$ 69.700 |
---|---|
Motor: | flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3; 16V, 110 cv a 5.750 rpm, 15,1 mkgf a 3.750 rpm |
Câmbio: | manual, cinco marchas, tração dianteira |
Suspensão: | McPherson (diant.) / multilink (tras.) |
Freios: | discos ventilados (diant.) / tambor (tras.) |
Direção: | hidráulica, 10,7 m (diâmetro de giro) |
Rodas e pneus: | liga leve, 215/65 R16 |
DImensões: | comprimento, 469,3 cm; altura, 169,5 cm; largura, 182,1 cm; entre-eixos, 282,9 cm; peso, 1.292 kg; tanque, 50l |
Equipamentos de série: | ar-condicionado, central multimídia, GPS, piloto automático |