Além da aceleração de 0 a 100 km/h, o dado de desempenho mais relevante para os proprietários que costumam pegar estrada é a retomada de velocidade. É ela, afinal, que faz a diferença na hora de uma ultrapassagem, principalmente em rodovias de mão dupla.
Como ocorre nas avaliações de aceleração e consumo feitas por QUATRO RODAS, as medições de retomada seguem uma metodologia específica. O objetivo é fazer com que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, independentemente do piloto ao volante. Com o método adotado, o motorista não tem como influenciar o resultado. Com isso, é possível criar um parâmetro a partir do qual diferentes carros, testados de forma distinta, possam ser comparados.
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No caso dos sedãs e hatches médios, a maioria já sai de fábrica com câmbio automático ou automatizado. As medições são feitas sempre com o câmbio em D (ou S de Sport, se disponível) e o acelerador pressionado até o final do curso. São feitas quatro passagens em cada sentido da pista, para anular os efeitos do vento. O resultado divulgado é a média de todas as passagens.
As medições de velocidade e tempo são feitas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box. O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que modelos flex possam ser comparados com versões movidas apenas a gasolina. Os testes são feitos na pista da TRW em Limeira (SP), a uma altitude de 660 metros. Para compor o ranking abaixo, foi utilizado como parâmetro a retomada de 80 a 120 km/h.
1 | VW Jetta 2.0 TSI AT | 4,6 s |
---|---|---|
2 | Honda Civic Touring 1.5 Turbo AT | 5,1 s |
3 | Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT | 6,0 s |
4 | Peugeot 308 1.6 THP AT | 6,2 s |
5 | Citroën C4 Lounge 1.6 THP AT | 6,3 s |
– | DS 4 1.6 THP AT | 6,3 s |
6 | Peugeot 408 1.6 THP AT | 6,4 s |
7 | Ford Focus Hatch 2.0 AT | 6,5 s |
– | VW Golf Variant 1.4 TSI AT | 6,5 s |
8 | VW Golf Hatch 1.4 TSI AT | 6,7 s |
– | VW Jetta 1.4 TSI AT | 6,7 s |
– | Ford Focus Fastback 2.0 AT | 6,7 s |
9 | Honda Civic EXL 2.0 AT | 7,0 s |
– | Toyota Corolla XEi 2.0 AT | 7,0 s |
10 | Toyota Corolla GLi 1.8 AT | 7,1 s |
11 | Honda Civic LXR 2.0 AT | 7,4 s |
12 | Mitsubishi Lancer HLE 2.0 AT | 7,5 s |
13 | Renault Fluence GT Line 2.0 AT | 7,9 s |
14 | Hyundai i30 1.8 AT | 8,1 s |
– | Renault Fluence 2.0 AT | 8,1 s |
15 | Honda Civic LXS 1.8 AT | 8,2 s |
16 | Nissan Sentra SL 2.0 AT | 9,3 s |
Na lista acima, composta apenas por modelos que estão no mercado e que foram testados recentemente por QUATRO RODAS, não estão inclusos os sedãs e hatches médios de categoria premium, como os alemães (Audi, BMW, Mercedes) e suecos (Volvo). Versões esportivas (como Golf GTI e Civic Si) também entram numa listagem específica para esportivos.
Abaixo, separamos os médios com câmbio manual testados recentemente por QUATRO RODAS. Nestes casos, a metodologia também muda: as retomadas são feitas em uma única marcha, para neutralizar os efeitos de diferentes tipos de condução. As medições de retomada de 80 a 120 km/h são realizadas sempre em 5ª marcha.
Os números são consideravelmente mais altos do que se fossem feitos com trocas de marcha mas, como nas medições de automáticos em D, permitem medir a diferença exata de tempo que mostra o quanto um carro pode ser mais rápido que o outro nas mesmas condições.
1 | VW Golf 1.0 Turbo MT | 10,3 s |
---|---|---|
2 | Ford Focus 1.6 MT | 18,7 s |
3 | Fiat Bravo 1.8 MT | 23,8 s |
4 | VW Golf 1.6 MT | 25,5 s |