Range Rover Evoque 2016: o SUV que não parece SUV
Recém-reestilizado, modelo conserva qualidades que o tornaram um sucesso de vendas
![Range Rover Evoque 2016 1 Range Rover Evoque 2016 1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56a2544282bee121100b7ca6evoke-61.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Assim como ocorre com as pessoas, o tempo parece não passar para alguns carros. É o caso do Range Rover Evoque. Há cinco anos nas ruas, o SUV ainda é cobiçado como no dia em que estreou no Brasil. Talvez seja por isso que a Land Rover mexeu tão pouco no visual do modelo, que ganhou faróis com novas luzes de led, grade frontal inédita e para-choque redesenhado. Na traseira as mudanças foram ainda mais comedidas, limitando-se à disposição de luzes das belas lanternas. Completando o pacote de mudanças há novas rodas de liga leve, interior com bancos redesenhados e central multimídia com nova interface.
![Range Rover Evoque 2016 4 Range Rover Evoque 2016 4](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56a2544282bee121100b7ca8evoke-7.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
As atualizações parecem poucas para um carro lançado em 2011. Mas, para a sorte da Land Rover, elas são suficientes para manter o Evoque competitivo em seu segmento. Isso passa também pela reorganização das versões oferecidas no país, que agora são três: SE, SE Dynamic e HSE Dynamic (cedida para nossa avaliação). São duas as opções de motorização: 2.0 Si4 de 240 cv e 2.2 turbodiesel de 190 cv, ambos acoplados à eficiente transmissão automática de nove marchas fornecida pela ZF.
![Range Rover Evoque 2016 2 Range Rover Evoque 2016 2](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56a2544282bee121100b7caeevoke-15.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Quem nunca dirigiu um Evoque certamente se surpreende com seu comportamento diferente da maioria dos SUVs que povoam as cidades. No caso das versões com motor a gasolina, as acelerações são vigorosas e a estabilidade é exemplar para um utilitário-esportivo. Embora seja o modelo mais barato da Range Rover (espécie de divisão de modelos de luxo da Land Rover), o Evoque esbanja luxo, com materiais de alta qualidade no acabamento interno. O SUV, no entanto, não ignora a valentia característica da Land Rover, enfrentando obstáculos com a ajuda do Terrain Response, que oferece até cinco opções de configuração adaptadas a lama, cascalho e areia, entre outros.
![Range Rover Evoque 2016 (interior) Range Rover Evoque 2016 (interior)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56a2544282bee121100b7cb2evoke-211.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Opcionalmente são oferecidos quatro pacotes de equipamentos, que podem ser combinados de acordo com a versão escolhida. Entre os itens estão estacionamento autônomo em vagas paralelas e perpendiculares, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária, sistema de entretenimento com visão dupla, faróis adaptativos, câmera com visão 360 graus, head-up display e TV digital. A versão avaliada, HSE Dynamic, sai por R$ 256.900 – as opções SE Dynamic e SE custam R$ 223.900 e R$ 209.900, respectivamente.
![Range Rover Evoque 2016 (central multimídia) Range Rover Evoque 2016 (central multimídia)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56a2544282bee121100b7cb4evoke-22.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Depois de cinco anos, obviamente o Evoque já virou figura fácil pelas ruas. Mas isso não significa que o modelo esteja perto da aposentadoria. O SUV ainda é uma das melhores compras para quem procura um utilitário esportivo moderno, confortável e bem-equipado. E se depender da Land Rover o Evoque ainda tem muita lenha para queimar: a exótica versão conversível está confirmada para desembarcar no Brasil ainda em 2016, possivelmente alguns meses após o início da produção local das versões “com teto”, agendada para começar no primeiro trimestre deste ano em Itatiaia (RJ).