Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os hatches e sedãs compactos mais rápidos testados por QUATRO RODAS

Fiesta com motor 1.0 turbo é o novo líder; entenda a metodologia aplicada pela QUATRO RODAS

Por Redação
Atualizado em 23 nov 2016, 21h16 - Publicado em 24 jun 2016, 17h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ranking de testes - aceleração - compactos
    Fiesta 1.0 EcoBoost, HB20 1.6, Up! TSI e Ka+ 1.5: os mais rápidos entre os compactos ()

    Os testes de aceleração da QUATRO RODAS são realizados no Campo de Provas da TRW em Limeira (SP), e seguem uma metodologia específica, de modo a que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, em condições idênticas, independente do piloto que faça os ensaios.

    Assim como no caso dos testes de consumo, o objetivo aqui não é reproduzir fielmente o número que cada proprietário consegue obter com seu carro (afinal, na vida real as características de condução e condições como altitude, inclinação da pista, combustível e carga são sempre variáveis), e sim criar um padrão de referência para que diferentes veículos possam se comparados.

    Na prática, isso significa que o dado mais relevante aqui são as diferenças de tempos entre cada modelo, e não o número absoluto da aceleração de 0 a 100 km/h. Um motorista sempre poderá obter números melhores ou piores do que os publicados abaixo. O que nós garantimos é que, quando colocamos dois modelos diferentes em condições idênticas de ambiente e condução, estas serão as diferenças de desempenho entre eles.

    Todos os testes são feitos com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado. Nos carros manuais, as marchas são trocadas nas rotações indicadas para cada velocidade. Nos automáticos, a alavanca do câmbio fica em D (ou S, se disponível) e o piloto pressiona o acelerador até o final do curto.

    As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.

    Continua após a publicidade

    O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.

    Aceleração – Hatches e sedãs compactos (com gasolina)
    Posição Modelo De 0 a 100 km/h
    1 Ford Fiesta Titanium 1.0 turbo Ecoboost AT 9,5 s
    2 Hyundai HB20 Premium 1.6 MT 10,6 s
    3 VW Speed Up! 1.0 TSI MT 11,0 s
    Toyota Etios XLS 1.5 MT 11,0 s
    4 Ford Ka+ SEL 1.5 MT 11,1 s
    Hyundai HB20S Premium 1.6 AT 11,1 s
    5 VW Fox Pepper 1.6 MSI MT 11,2 s
    6 Ford Fiesta 1.6 Sport MT 11,3 s
    7 Ford Fiesta Titanium 1.6 AT 11,4 s
    Nissan Versa Unique 1.6 MT 11,4 s
    Ford Ka SEL 1.5 MT 11,4 s
    8 Hyundai HB20 Comfort Style 1.0 Turbo MT 11,5 s
    Honda Fit EXL 1.5 CVT 11,5 s
    9 Fiat Palio Essence 1.6 MT 11,6 s
    10 Honda City EXL 1.5 CVT 11,7 s
    11 Hyundai HB20 Premium 1.6 AT 12,0 s
    VW Gol Highline 1.6 MT 12,0 s
    12 Chevrolet Prisma LTZ 1.4 MT 12,1 s
    JAC J2 1.4 MT 12,1 s
    13 Fiat Uno Way 1.3 FireFly MT 12,5 s
    Ford Fiesta S 1.5 MT 12,5 s
    14 Fiat Punto Essence 1.6 MT 12,6 s
    Toyota Etios Sedan XLS 1.5 AT 12,6 s
    15 Nissan Versa Unique 1.6 CVT 12,8 s
    16 Toyota Etios XLS 1.5 AT 13,1 s
    17 Chevrolet Cobalt Elite 1.8 AT 13,2 s
    18 Chery Celer 1.5 MT 13,3 s
    VW Gol Highline 1.6 AT 13,3 s
    19 Renault Logan 1.6 MT 13,6 s
    20 Toyota Etios X 1.3 AT 14,0 s
    21 VW Take Up! 1.0 MT 14,3 s
    22 Chevrolet Onix Joy 1.0 MT 14,6 s
    23 Peugeot 208 1.2 PureTech MT 14,8 s
    24 Citroën C3 1.2 PureTech MT 15,0 s
    VW Gol Trendline 2 portas 1.0 MT 15,0 s
    25 Ford Ka 1.0 MT 15,3 s
    Renault Sandero 1.6 MT 15,3 s
    26 Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly MT 15,6 s
    27 Renault Sandero Stepway 1.6 MT 15,9 s
    VW Fox Bluemotion 1.0 MT 15,9 s
    28 Ford Ka+ 1.0 MT 16,0 s
    29 Kia Picanto 1.0 MT 16,1 s
    Nissan March 1.0 MT 16,1 s
    30 Chevrolet Onix LT 1.0 MT 16,4 s
    31 VW Gol Comfortline 4 portas 1.0 MT 16,5 s
    32 Chery QQ 1.1 MT 16,7 s
    33 Renault Logan 1.6 AT 16,8 s
    34 Hyundai HB20 1.0 MT 17,1 s
    35 VW Up! 1.0 AT 17,2 s
    36 Renault Sandero 1.0 MT 17,3 s
    Fiat Mobi Way On 1.0 MT 17,3 s
    37 Fiat Mobi Like On 1.0 MT 17,5 s
    38 Fiat Palio Attractive 1.0 MT 19,9 s

    Esportivos como DS3, Peugeot 208 GT, Suzuki Swift Sport e Renault Sandero R.S. ficam de fora, pois estão incluídos num ranking à parte, assim como compactos premium como Audi A1, Fiat 500 e Mini Cooper.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.