Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

O peso das peças

Por Redação 25 nov 2010, 14h18

49137 km

Nosso i30 continua firme na sua marcha em direção ao desmonte. Depois de rodarmos 10 000 km numa puxada até o Nordeste, terminamos o mês no ponto para a revisão dos 50 000 km. Vale lembrar que, antes do périplo, o i30 havia passado pela revisão dos 40 000 km, na qual são itens de substituição obrigatória as velas, anel do bujão, filtros (de óleo, de ar, de combustível e de ar-condicionado), óleo e fluido de freio. Essas peças, no i30, sairiam por 632,15 reais. Incluindo mão de obra (210 reais) e alinhamento e balanceamento (160 reais), o orçamento que recebemos da Caoa do Piqueri, em São Paulo (SP), foi de 1 002 reais.

Sem alinhamento e balanceamento, gastaríamos 842,15 reais. A revisão de 40 000 km de um Ford Focus 2.0, maior rival do coreano, tem preço fixo de 856 reais. A revisão do i30, como se vê, é competitiva, mas só porque a Hyundai pega leve nos serviços. Quando se fala em peças, a história é outra.

Fizemos um levantamento de tudo que é substituído na revisão do Focus (filtro de óleo, óleo, filtro de ar, filtro de ar-condicionado, filtro de combustível, fluido de freio, aditivo do radiador e velas) e a conta ficou em 452 reais. É mais do que custa a revisão completa de um Chevrolet Astra ou de um Chevrolet Vectra GT (429 reais), modelos de concepção mais antiga, mas 28,5% menos do que a Hyundai cobra pelas peças do i30. Se a mão de obra da Ford custasse o mesmo que a da marca coreana (210 reais), o Focus teria uma revisão de 662 reais. O mesmo que o i30 cobra só por peças. Seu filtro de combustível (109,90 reais) custa quase o dobro do filtro do Focus (57 reais), mas a maior diferença fica no filtro de ar-condicionado. O do Ford sai por 36 reais; o do i30, por 165,05.

Continua após a publicidade

Quando recebemos a fatura final da revisão, o valor havia caído para 955,50 reais. Basicamente porque as velas ganharam desconto. De 24,08 reais cada uma, o preço caiu para 12,42 reais a unidade, ou seja, 49,68 o jogo com quatro. O que a concessionária não notou foi que os pneus estavam perto de seu limite de vida. Na medida 225/45 R17, eles custam de cerca de 400 reais até 1000 reais, de acordo com nossas cotações.

De volta à redação, como dissemos, o i30 empreendeu uma jornada pelo país. Na estrada, a equipe de QUATRO RODAS foi só elogios ao conforto do carro. A viagem o deixou prontinho para a revisão dos 50 000 km, que também promete ser salgada. Em pedidos preliminares de orçamento, a conta ficaria próxima dos 1 800 reais. Isso sem incluir os gastos com os quatro pneus novos.

Consumo

No mês (6% na cidade): Gasolina – 10,4 km/l

Desde dez/09 (25,9% na cidade): Gasolina – 9,8 km/l

Continua após a publicidade

Publicidade