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Nissan Sentra Advance 2025 se aproxima do Corolla em conteúdo, mas preço pesa

O Sentra ganhou conteúdo em todas as versões e esta tão equipado quanto seu concorrente, o Corolla. Mas, os preços o deixaram R$ 10.000 mais caro que o rival

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 nov 2024, 16h19 - Publicado em 12 nov 2024, 13h00
nissan sentra advance
Única atualização foi na dianteira: em grade e para-choque  (Fernando PIres/Quatro Rodas)
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Faz pouco mais de um ano que o Nissan Sentra voltou a ser vendido no Brasil (após uma ausência de dois anos), posicionado como alternativa mais barata ao Toyota Corolla. Agora, mais completo em sua versão de entrada Advance, o Nissan Sentra 2025 também estreia com design atualizado. Mas a vantagem em preço contra o maior rival desapareceu.

A linha 2025 do Sentra, também composta pela versão Exclusive, topo de linha, começou a ser vendida em junho, mas já acumula dois aumentos de preço consecutivos.

nissan sentra advance
Sentra tem praticamente as mesmas dimensões do rival Corolla. Há poucos vincos na carroceria, o que confere elegância (Fernando PIres/Quatro Rodas)

A versão avaliada, Advance, já custa quase R$ 4.000 a mais que o valor de lançamento, R$ 156.390. Portanto, a Advance sai por R$ 160.290 – e R$ 9.500 a mais que o Toyota Corolla GLi, vendido por R$ 150.790.

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O modelo da Nissan só fica mais barato quando comparamos as versões topo de linha de ambos. Porém, como o Sentra 2025 teve mudança de conteúdo apenas na mais barata, foi essa que levamos para a pista.

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O Sentra já havia abandonado a “cara de tiozão” na linha 2023, mas ganhou um refinamento extra nesta atualização graças a grade e para-choque novos. A entrada de ar frontal da grade agora é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque. Há ainda a presença de barras cromadas, mas essas foram deslocadas para as extremidades da peça. Os faróis continuam os mesmos com led e são acompanhados por DRLs.

nissan sentra advance
Quadro de instrumentos tem 7” e central multimídia traz uma tela de apenas 8” (Fernando PIres/Quatro Rodas)

Outra mudança é o conteúdo tecnológico que está mais rico. A versão Advance passa a contar com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, de mudança de faixa e ainda faróis automáticos. A opção já trazia frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão e de atenção do condutor, além do ar-condicionado digital bizona, banco do motorista com regulagem elétrica e rodas de liga leve de 17”.

Sentra
Ar-condicionado é bizona e há uma entrada USB para o banco traseiro (Fernando PIres/Quatro Rodas)

Mas o piloto automático adaptativo só está disponível na versão topo de linha, Exclusive – porém é de série no rival desde a versão de entrada, GLi. Inclusive essa versão do Corolla traz as mesmas tecnologias de auxílio à condução que o Sentra Advance e, além do ACC, também oferece sete airbags contando com o de joelho para o motorista, enquanto o Sentra traz seis airbags no total.

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nissan sentra advance
(Fernando PIres/Quatro Rodas)

Há itens que poderiam ter mudado, como a central multimídia de 8 polegadas que continua com conexão com smartphones apenas via cabo e sem carregador por indução, enquanto o Corolla – que nunca foi referência nesse tema – traz conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e carregamento wireless.

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Bancos seguram bem o corpo. Porta-malas tem 466 litros. Freio de estacionamento é acionado apenas pelo pé esquerdo (Fernando PIres/Quatro Rodas)

O painel de instrumentos também mantém os dois mostradores analógicos, que servem de moldura para o display TFT de 7 polegadas – que mostra de forma colorida as informações do computador de bordo (o mesmo que acompanha o Corolla GLi).

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(Fernando PIres/Quatro Rodas)
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Mas o equipamento que mais incomoda no dia a dia é o freio de estacionamento acionado pelo pé – um item que normalmente só é encontrado em picapes. Inclusive esse tipo de freio equipava o modelo anterior do Corolla Cross e o SUV recebeu inúmeras críticas por essa escolha. Na linha 2025, ele finalmente ganhou um freio de estacionamento eletrônico. O Corolla GLi traz o freio convencional por alavanca, portanto seguir essa convenção não seria um problema para o Sentra, mas insistir em um item tão em desuso não faz o menor sentido.

nissan sentra advance
(Fernando PIres/Quatro Rodas)

Requinte a bordo

O acabamento traz qualidade com peças bem encaixadas e o revestimento dos bancos é de um material que imita couro. No painel, há uma mistura de plástico rígido com materiais macios ao toque, que causam boa impressão e contribuem para uma sensação de requinte a bordo.

nissan sentra advance
(Fernando PIres/Quatro Rodas)

O conjunto mecânico continua o mesmo, o motor 2.0 (151 cv/20 kgfm) combinado com a transmissão CVT com oito marchas simuladas. Na nossa pista, o sedã conseguiu o tempo de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Um bom número considerando que o rival fez a mesma prova em 10 segundos mesmo com um motor 2.0 mais potente e forte (175 cv/21,3 kgfm).

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Nas medições de consumo o Sentra também não fez feio em nossa pista, cravando 10,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, sempre com gasolina, afinal esse é o nosso padrão e esse motor só aceita esse tipo de combustível. O Corolla, porém, se mostrou mais econômico nos mesmos ensaios, com médias de 12,2 km/l e 16,4 km/l, respectivamente, também abastecido com gasolina, mas, diferentemente do concorrente, também aceita etanol.

nissan sentra advance
(Fernando PIres/Quatro Rodas)

As acelerações são progressivas e, apesar do máximo de torque ser entregue apenas aos 4.000 rpm, as retomadas são vigorosas e o sedã faz ultrapassagens com naturalidade. A questão é que nessa situação o ruído do motor aspirado invade a cabine e causa incômodo – medimos 71,6 dBA a 120 km/h no interior (enquanto o Corolla GLi emite 68 dBA). Apesar disso, o isolamento acústico merece elogios, pois filtra bem ruídos aerodinâmicos e externos quando o carro está em velocidade mais baixa ou mesmo em ponto morto, neste caso os ruídos vindos do motor.

nissan sentra advance
(Fernando PIres/Quatro Rodas)

A transmissão CVT traz a função D-Step, que, segundo a Nissan, torna as partidas e retomadas mais ágeis. E na convivência foi possível perceber um comportamento mais preciso do câmbio. A dinâmica é elogiável e o fato de o sistema de suspensão ser independente em ambos os eixos beneficia o conforto, sobretudo dos passageiros do banco traseiro.

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O Sentra traz bancos chamados de “Zero Gravidade” pela Nissan. Eles têm espuma de boa densidade e aletas laterais que apoiam bem o corpo, beneficiando a ergonomia. Ela também é privilegiada pela regulagem elétrica do banco do motorista, item de série, que não está disponível no modelo rival.

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Rodas de liga leve são de 17” com desenho próprio na Advance. O motor 2.0 aspirado tem bom rendimento e é econômico na média do segmento (Fernando PIres/Quatro Rodas)

A versão Advance tornou-se mais competitiva por ter enriquecido o seu pacote tecnológico, mas custar quase R$ 10.000 a mais que o Corolla GLi não a ajuda. E ela ainda fica devendo o piloto automático adaptativo, apesar de ter ar-condicionado bizona e faróis de led.

Comparando a comercialização, de janeiro a agosto de 2023 com a do mesmo período deste ano, o Sentra teve um incremento de 40% nas vendas. Foram 2.604 unidades, em 2023, e 3.745, em 2024. Mas ele ainda está muito distante do Corolla, que este ano emplacou 23.517 unidades de janeiro a agosto. O segmento já foi mais disputado. Mas hoje faltam opções. O Sentra é importado, enquanto o Corolla é produzido no Brasil.

Veredicto Quatro Rodas

Nissan Sentra melhorou no conteúdo, mas perdeu o preço competitivo, que era um de seus mais fortes atrativos.

Ficha Técnica – Nissan Sentra Advance

Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros, 16V, 1.997 cm³, 151 cv a 6.000 rpm, 20 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático, CVT, 8 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira) sólido (traseira)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: comprimento, 464,6 cm; largura, 181,6 cm; altura, 145,6 cm; entre-eixos, 270,7 cm; peso, 1.381 kg; porta-malas, 466 litros; tanque de combustível, 47 litros

Teste Quatro Rodas – Nissan Sentra Advance

Aceleração
0 a 100 km/h 10,7 s
0 a 1.000 m 31,8 s – 168,5 km/h
Velocidade máxima 200 km/h *
Retomadas
D 40 a 80 km/h 5,3 s
D 60 a 100 km/h 6,7 s
D 80 a 120 km/h 7,5 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,6/24,7/56,5 m
Consumo
Urbano 10,4 km/l
Rodoviário 15 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 39,6 / 64,8 dBA
80/120 km/h 63,8 / 71,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 93 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.500 rpm
Volante 2,6 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$160.290
Garantia 3 anos
*Dado de fábrica (com gasolina)

 

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