Nissan Sentra Advance 2025 se aproxima do Corolla em conteúdo, mas preço pesa
O Sentra ganhou conteúdo em todas as versões e esta tão equipado quanto seu concorrente, o Corolla. Mas, os preços o deixaram R$ 10.000 mais caro que o rival
Faz pouco mais de um ano que o Nissan Sentra voltou a ser vendido no Brasil (após uma ausência de dois anos), posicionado como alternativa mais barata ao Toyota Corolla. Agora, mais completo em sua versão de entrada Advance, o Nissan Sentra 2025 também estreia com design atualizado. Mas a vantagem em preço contra o maior rival desapareceu.
A linha 2025 do Sentra, também composta pela versão Exclusive, topo de linha, começou a ser vendida em junho, mas já acumula dois aumentos de preço consecutivos.
A versão avaliada, Advance, já custa quase R$ 4.000 a mais que o valor de lançamento, R$ 156.390. Portanto, a Advance sai por R$ 160.290 – e R$ 9.500 a mais que o Toyota Corolla GLi, vendido por R$ 150.790.
O modelo da Nissan só fica mais barato quando comparamos as versões topo de linha de ambos. Porém, como o Sentra 2025 teve mudança de conteúdo apenas na mais barata, foi essa que levamos para a pista.
O Sentra já havia abandonado a “cara de tiozão” na linha 2023, mas ganhou um refinamento extra nesta atualização graças a grade e para-choque novos. A entrada de ar frontal da grade agora é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque. Há ainda a presença de barras cromadas, mas essas foram deslocadas para as extremidades da peça. Os faróis continuam os mesmos com led e são acompanhados por DRLs.
Outra mudança é o conteúdo tecnológico que está mais rico. A versão Advance passa a contar com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, de mudança de faixa e ainda faróis automáticos. A opção já trazia frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão e de atenção do condutor, além do ar-condicionado digital bizona, banco do motorista com regulagem elétrica e rodas de liga leve de 17”.
Mas o piloto automático adaptativo só está disponível na versão topo de linha, Exclusive – porém é de série no rival desde a versão de entrada, GLi. Inclusive essa versão do Corolla traz as mesmas tecnologias de auxílio à condução que o Sentra Advance e, além do ACC, também oferece sete airbags contando com o de joelho para o motorista, enquanto o Sentra traz seis airbags no total.
Há itens que poderiam ter mudado, como a central multimídia de 8 polegadas que continua com conexão com smartphones apenas via cabo e sem carregador por indução, enquanto o Corolla – que nunca foi referência nesse tema – traz conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e carregamento wireless.
O painel de instrumentos também mantém os dois mostradores analógicos, que servem de moldura para o display TFT de 7 polegadas – que mostra de forma colorida as informações do computador de bordo (o mesmo que acompanha o Corolla GLi).
Mas o equipamento que mais incomoda no dia a dia é o freio de estacionamento acionado pelo pé – um item que normalmente só é encontrado em picapes. Inclusive esse tipo de freio equipava o modelo anterior do Corolla Cross e o SUV recebeu inúmeras críticas por essa escolha. Na linha 2025, ele finalmente ganhou um freio de estacionamento eletrônico. O Corolla GLi traz o freio convencional por alavanca, portanto seguir essa convenção não seria um problema para o Sentra, mas insistir em um item tão em desuso não faz o menor sentido.
Requinte a bordo
O acabamento traz qualidade com peças bem encaixadas e o revestimento dos bancos é de um material que imita couro. No painel, há uma mistura de plástico rígido com materiais macios ao toque, que causam boa impressão e contribuem para uma sensação de requinte a bordo.
O conjunto mecânico continua o mesmo, o motor 2.0 (151 cv/20 kgfm) combinado com a transmissão CVT com oito marchas simuladas. Na nossa pista, o sedã conseguiu o tempo de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Um bom número considerando que o rival fez a mesma prova em 10 segundos mesmo com um motor 2.0 mais potente e forte (175 cv/21,3 kgfm).
Nas medições de consumo o Sentra também não fez feio em nossa pista, cravando 10,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, sempre com gasolina, afinal esse é o nosso padrão e esse motor só aceita esse tipo de combustível. O Corolla, porém, se mostrou mais econômico nos mesmos ensaios, com médias de 12,2 km/l e 16,4 km/l, respectivamente, também abastecido com gasolina, mas, diferentemente do concorrente, também aceita etanol.
As acelerações são progressivas e, apesar do máximo de torque ser entregue apenas aos 4.000 rpm, as retomadas são vigorosas e o sedã faz ultrapassagens com naturalidade. A questão é que nessa situação o ruído do motor aspirado invade a cabine e causa incômodo – medimos 71,6 dBA a 120 km/h no interior (enquanto o Corolla GLi emite 68 dBA). Apesar disso, o isolamento acústico merece elogios, pois filtra bem ruídos aerodinâmicos e externos quando o carro está em velocidade mais baixa ou mesmo em ponto morto, neste caso os ruídos vindos do motor.
A transmissão CVT traz a função D-Step, que, segundo a Nissan, torna as partidas e retomadas mais ágeis. E na convivência foi possível perceber um comportamento mais preciso do câmbio. A dinâmica é elogiável e o fato de o sistema de suspensão ser independente em ambos os eixos beneficia o conforto, sobretudo dos passageiros do banco traseiro.
O Sentra traz bancos chamados de “Zero Gravidade” pela Nissan. Eles têm espuma de boa densidade e aletas laterais que apoiam bem o corpo, beneficiando a ergonomia. Ela também é privilegiada pela regulagem elétrica do banco do motorista, item de série, que não está disponível no modelo rival.
A versão Advance tornou-se mais competitiva por ter enriquecido o seu pacote tecnológico, mas custar quase R$ 10.000 a mais que o Corolla GLi não a ajuda. E ela ainda fica devendo o piloto automático adaptativo, apesar de ter ar-condicionado bizona e faróis de led.
Comparando a comercialização, de janeiro a agosto de 2023 com a do mesmo período deste ano, o Sentra teve um incremento de 40% nas vendas. Foram 2.604 unidades, em 2023, e 3.745, em 2024. Mas ele ainda está muito distante do Corolla, que este ano emplacou 23.517 unidades de janeiro a agosto. O segmento já foi mais disputado. Mas hoje faltam opções. O Sentra é importado, enquanto o Corolla é produzido no Brasil.
Veredicto Quatro Rodas
Nissan Sentra melhorou no conteúdo, mas perdeu o preço competitivo, que era um de seus mais fortes atrativos.
Ficha Técnica – Nissan Sentra Advance
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros, 16V, 1.997 cm³, 151 cv a 6.000 rpm, 20 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático, CVT, 8 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira) sólido (traseira)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: comprimento, 464,6 cm; largura, 181,6 cm; altura, 145,6 cm; entre-eixos, 270,7 cm; peso, 1.381 kg; porta-malas, 466 litros; tanque de combustível, 47 litros
Teste Quatro Rodas – Nissan Sentra Advance
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 10,7 s |
0 a 1.000 m | 31,8 s – 168,5 km/h |
Velocidade máxima | 200 km/h * |
Retomadas | |
D 40 a 80 km/h | 5,3 s |
D 60 a 100 km/h | 6,7 s |
D 80 a 120 km/h | 7,5 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h a 0 | 13,6/24,7/56,5 m |
Consumo | |
Urbano | 10,4 km/l |
Rodoviário | 15 km/l |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx. | 39,6 / 64,8 dBA |
80/120 km/h | 63,8 / 71,6 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 93 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 1.500 rpm |
Volante | 2,6 voltas |
SEU Bolso | |
Preço básico | R$160.290 |
Garantia | 3 anos |
*Dado de fábrica (com gasolina) |