Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Naturalmente urbano

Por Péricles Malheiros 1382 km O primeiro elétrico da nossa frota de Longa Duração provocou curiosidade em todos da redação. Assim que a maioria teve chance de dirigir o novato, a impressão era a mesma: o carro é muito silencioso, seus comandos são intuitivos e a dirigibilidade é bem agradável. Porém, a autonomia média de 150 km, segundo a Nissan, foi motivo de preocupação […]

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 26 dez 2016, 16h57 - Publicado em 15 jan 2015, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    Publicidade

    1382 km

    Publicidade

    O primeiro elétrico da nossa frota de Longa Duração provocou curiosidade em todos da redação. Assim que a maioria teve chance de dirigir o novato, a impressão era a mesma: o carro é muito silencioso, seus comandos são intuitivos e a dirigibilidade é bem agradável. Porém, a autonomia média de 150 km, segundo a Nissan, foi motivo de preocupação de todos. Quem não tem o costume de contar quantos quilômetros roda por dia foi obrigado a calcular antes de sair pilotando o elétrico.

    Após completar 1 000 km rodados, o Leaf passou pelo nosso tradicional teste na pista de Limeira (SP). Só que a autonomia limitada fez com que tivéssemos de adotar uma nova estratégia de logística. “Como não há ponto de recarga nem no caminho nem em Limeira, o jeito foi transportar o Leaf de plataforma”, diz o repórter visual Eduardo Campilongo.

    Publicidade

    O Nissan chegou para o teste com a carga completa. Mesmo assim, no meio das aferições, que incluem arranques e retomadas, mas totalizam menos de 5 km, a autonomia baixou consideravelmente. “Assustei quando vi no painel que tinha apenas mais 90 km”, diz Jorge Luiz Alves, piloto de testes.

    Continua após a publicidade

    Na pista, o Leaf surpreendeu ao ir de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, superando modelos como City 1.5 e Civic 1.8, com 11,7 segundos.

    Publicidade

    Primeiro teste

    0 a 100 km/h: 10,8 s
    D 40 a 80 km/h: 4,5 s
    D 60 a 100 km/h: 6,5 s
    D 80 a 120 km/h: 8,6 s
    Frenagem 60 km/h a 0: 17,7 m
    Frenagem 80 km/h a 0: 31,4 m
    Frenagem 120 km/h a 0: 72,3 m
    Consumo urb./rod.: –
    Ruído PM/RPM máx.: 33,9/– dBA

    RODAGEM

    No mês: 100% na cidade
    Desde dez/14: 100% na cidade
    Combustível: eletricidade

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.