Como havíamos notado uma melhora no conforto acústico do Jeep Compass desde a troca dos pneus, dos Pirelli Scorpion originais pelos Firestone Destination, nos comprometemos a fazer um novo teste. Na pista, também conferimos a frenagem e o desempenho.
A redução de ruído realmente foi grande, especialmente a 80 km/h. Dos 63,7 dBA, no primeiro teste, passou para os 67,9 dBA e agora caiu para meros 60,2 dBA. Considerando que o decibel é uma medida em escala logarítmica, é uma atenuação de ruído de cerca de 80%. A 120 km/h, porém, o ruído aerodinâmico sobressai: passou dos 68,8 dBA no primeiro teste, 70,5 dBA aos 60.000 km e 69,4 dBA agora.
Nas frenagens, houve uma melhora de algumas dezenas de centímetros, enquanto os números de consumo ficaram dentro da média dos três testes anteriores. Na aceleração de 0 a 100 km/h, os 9,7 s registrados desta vez foi o melhor resultado do Jeep.
Desempenho do Compass em quatro momentos:
Aceleração | 1º Teste 2.167 km | 2º Teste 24.726 km | 3º Teste 60.993 km | 4º Teste 76.782 km |
0 a 100 km/h | 9,9 | 10,1 | 9,9 | 9,7 |
0 a 1.000 m | 31,3 s – 166,7 km/h | 31,3 s – 168,8 km/h | 31,1 s – 169,10 km/h | 31,1 s – 168 km/h |
Retomadas | ||||
D 40 a 80 km/h | 4,2 s | 4,5 s | 4,3 s | 4,3 s |
D 60 a 100 km/h | 5,7 s | 6,3 s | 5,4 s | 5,4 s |
D 80 a 120 km/h | 10 s | 6,8 s | 6,7 s | 7 s |
Frenagens | ||||
60/80/120 km/h a 0 | 16,5/29,4/63,9 m | 17,5/29,8/64,4 m | 16,3/28,8/64,8 m | 15,9/28,1/64,6 m |
Consumo | ||||
Urbano | 9,6 km/l | 8,4 km/l | 9,3 km/l | 9,4 km/l |
Rodoviário | 12,8 km/l | 12,3 km/l | 13,2 km/l | 12,5 km/l |
Ruído interno | ||||
Neutro/RPM máx. | 42,4/65,7 dBA | 42,4/67,9 dBA | 42,5/65,3 dBA | 44,8/65,8 dBA |
80/120 km/h | 63,7/68,8 dBA | 65,5/70,1 dBA | 67,9/70,5 dBA | 60,2/69,4 dBA |
Condições de teste – 1.001 km: alt. 660 m; temp., 27,5 °C; umid. relat., 42%; press., 1.012,5 kPa; 24.726 km: alt. 660 m; temp., 27 °C; umid. relat., 63,5%; press., 1.013 kPa; 60.993 km: alt. 660 m; temp., 24 °C; umid. relat., 41,5%; press., 1.012,5 kPa
Jeep Compass – 76.782 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 716 |
Consumo: | No mês: 13,3 km/l com 45,2% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,7 km/l com 33,6% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |