Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: o que agrada e o que exige costume no nosso Jeep Compass

Dá para se acostumar a certas características do Jeep Compass, mas já sabemos o que acontece quando a quilometragem aumenta

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 ago 2023, 11h23 - Publicado em 30 ago 2023, 09h21

Por mais que o teste de 100.000 km dure cerca de dois anos,  nossa equipe não costuma ficar mais do que alguns dias com o mesmo carro. Em uma das raras exceções, acabei me vendo na condição de um proprietário de Jeep Compass por quase um mês.

Juntando pautas em São Paulo, uma ida a Ribeirão Preto (SP) para cobrir a Agrishow e duas semanas de férias, foram quase 2.000 km com o Jeep. Foi tempo suficiente para me acostumar a características do SUV médio que, no início, irritam.

A principal é o atraso nas respostas do acelerador. Você pisa e demora quase 1 segundo inteiro para o Compass começar a reagir, mesmo com o start-stop desligado. Resolvi ativar o modo Sport para tentar me antecipar a isso e para ter retomadas melhores, com o pedal mais responsivo e o câmbio aproveitando melhor as marchas. Os 185 cv do motor 1.3 turbo ficam mais à vontade, mas a melhora nas arrancadas é mínima.

Continua após a publicidade

Em geral, é um carro que anda muito bem e um bom companheiro na estrada. Na cidade, nem tanto.

Jeep Compass
Por fora, a cor Azul Jazz. Por dentro, couro preto, detalhes em piano black e partes que imitam aço escovado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A suspensão firme favorece a dinâmica, mas deixa o carro mais sacolejante onde o asfalto é ruim. Ironicamente, acabei me acostumando a dosar melhor o acelerador em certas situações em que o carro esteja inclinado na diagonal, como em rampas ou valetas. Há o risco de um dos pneus dianteiros perder aderência e, se você acelera mais enquanto o controle de tração atua, para não deixar a força na roda com menos contato, o carro vai sair cantando pneu. Quem está de fora pode fazer mau juízo, mas a culpa toda é com o carro. 

Continua após a publicidade

Nada disso, porém, dificultou a vida do Jeep Compass em uma estradinha de terra bem enlameada nos arredores de Cunha (SP). Difícil foi tirar toda essa lama depois e manter o carro limpo com tantos dias de chuva.

Após um mês, deu para entender o motivo de o Compass vender tanto: tem potência, boa dinâmica e alguns mimos que viciam como o auto-hold e a possibilidade de ligar o motor e o ar-condicionado pela chave. Mas esse namoro pode ter validade: agora, aos 66.000 km, as peças de acabamento reverberam mais ao passar por ruas mais onduladas ou de paralelepípedo e o barulho de plástico vindo da central multimídia, um velho conhecido, está ainda mais presente. Nosso Jeep Compass já foi mais silencioso.

Continua após a publicidade

Jeep Compass – 66.330 km

Ficha técnica:
Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 3.268
Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
Gasto no mês: Combustível: R$ 1.733
Consumo: No mês: 8,8 km/l com 40,1% de rodagem na cidade
Desde agosto/21: 9,7 km/l com 33% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.