Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Jeep Compass encara bem estradas ruins, mas câmbio parece confuso

Estradas em mau estado de conservação e chuvas torrenciais de verão dificultaram viagem de quase 2.000 km, mas o Jeep Compass tirou de letra

Por Henrique Rodriguez
26 Maio 2023, 16h11

Se nosso Jeep Compass Longitude ainda não conhecia a realidade nua e crua das estradas brasileiras, conheceu em uma ida e volta a Minas Gerais na virada do ano, bem na época das chuvas mais intensas.

Com a palavra, o repórter Eduardo Passos: “Ainda que seja um SUV majoritariamente urbano, o Compass surpreendeu pela robustez com a qual encarou as péssimas condições de asfalto nas BR-381 e BR-116. Por mais que tentássemos evitar todos os buracos, nas situações em que isso não foi possível, o carro agradou pela forma que lidou com a irregularidade do solo. Os pneus, ainda que barulhentos, também aguentaram o tranco sem bolhas ou furos. Em geral, o conjunto de suspensão garantiu o conforto do carro com pouca rolagem e poucos baques secos”.

Compartilhe essa matéria via:

No roteiro: estradas sinuosas e com muitos trechos de serra. Não foi um problema para o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, mas o câmbio automático de seis marchas teve que trabalhar bastante e deixou a desejar.

“O câmbio parecia ter dificuldade em entender o momento de subir ou descer as marchas. As borboletas no volante também não serviram de alternativa para esse problema: ou o câmbio voltava ao modo automático antes da conclusão da manobra, ou era necessário jogar a alavanca de câmbio para a esquerda (modo sequencial) e de novo à direita para que o computador voltasse a comandar as trocas. Na maioria das vezes, só o kickdown resolvia o problema, às custas de um tranco incômodo por conta do turbo lag e de piora no consumo de combustível”, relatou Passos.

Jeep Compass – 56.101 km

Ficha técnica:
Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 3.268
Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
Gasto no mês: Combustível: R$ 3.034
Consumo: No mês: 9,5 km/l com 14,9% de rodagem na cidade
Desde agosto/21: 9,8 km/l com 32% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.