Substituída, tampa traseira exigiu um novo lacre de placaNo mês anterior, contamos como foi o retorno do Prius à ativa, após passar um mês na concessionária paulistana Sun North, responsável pelo reparo de uma colisão que danificou a dianteira e a traseira do nosso híbrido.
Acostumados a um trabalho quase sempre impecável por parte da rede Toyota, nos decepcionamos ao receber o carro com diversas partes da carroceria desalinhadas, limpador traseiro com falha de montagem e placa traseira com o lacre rompido – nenhum aviso de necessidade de relacração foi dado na devolução.
Encerramos dizendo que voltaríamos à Sun North para reparo. Mas desistimos.
Praticamente sem rodar enquanto esteve danificado – a faixa de vidro inferior da tampa traseira quebrou na colisão –, o Prius precisava recuperar o tempo perdido. Também desistimos de fazer o reparo do reparo agora, para evitar que ele voltasse à concessionária.
“Como o Prius já passou dos 50.000 km, não havia por que correr esse risco à toa, afinal era grande a chance de ele ainda estar na oficina já com a edição impressa nas bancas e ser reconhecido pelos funcionários”, explica o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.
De qualquer maneira, o mês foi ocupado por uma tarefa pós-colisão. Como a tampa traseira foi substituída – e nela vai fixada a placa –, tivemos que providenciar um novo lacre.
“Com a nota fiscal do reparo em mãos, notei que havia sido feita a troca da tampa do porta-malas. Fui até o carro, soltei a placa e vi que o lacre estava solto”, diz Péricles.
“Consultei a técnica da Sun North e ela reconheceu o erro na hora, mas em momento algum se predispôs a ajudar nem disse que se responsabilizaria por um eventual gasto com multa”, acrescenta.
Para resolver a questão, levamos o Prius a uma oficina acreditada pelo Detran de São Paulo, onde foi realizado um laudo fotográfico por R$ 100.
Em seguida, pagamos outros R$ 54 de taxa de lacração para, só então, conseguirmos um novo lacre para o Prius.
Prius – 52.054 km
Ficha técnica
- Versão: 1.8 16V híbrido
- Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
- Câmbio: aut., CVT
Consumo
- No mês: 6,7 km/l com 78,3% de rodagem na cidade
- Desde fev/18: 32% de rodagem na cidade
- Combustível: gasolina, eletr.
Gasto no mês:
- Combustível: R$ 277
Taxa de lacre
- R$ 54
Laudo fotográfico
- R$ 100
Revisões
- Até 60.000 km: R$ 3.875
Seguro
- R$ 6.941*