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Longa Duração: Toyota Prius sai de reparo com lacre da placa rompido

Reparo de uma colisão levou à troca da tampa do porta-malas, onde a placa é fixada, mas concessionária sequer avisou sobre a novidade

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h08 - Publicado em 21 Maio 2019, 07h00
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  • Substituída, tampa traseira exigiu um novo lacre de placa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Substituída, tampa traseira exigiu um novo lacre de placaNo mês anterior, contamos como foi o retorno do Prius à ativa, após passar um mês na concessionária paulistana Sun North, responsável pelo reparo de uma colisão que danificou a dianteira e a traseira do nosso híbrido.

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    Acostumados a um trabalho quase sempre impecável por parte da rede Toyota, nos decepcionamos ao receber o carro com diversas partes da carroceria desalinhadas, limpador traseiro com falha de montagem e placa traseira com o lacre rompido – nenhum aviso de necessidade de relacração foi dado na devolução.

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    Encerramos dizendo que voltaríamos à Sun North para reparo. Mas desistimos.

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    Praticamente sem rodar enquanto esteve danificado – a faixa de vidro inferior da tampa traseira quebrou na colisão –, o Prius precisava recuperar o tempo perdido. Também desistimos de fazer o reparo do reparo agora, para evitar que ele voltasse à concessionária.

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    “Como o Prius já passou dos 50.000 km, não havia por que correr esse risco à toa, afinal era grande a chance de ele ainda estar na oficina já com a edição impressa nas bancas e ser reconhecido pelos funcionários”, explica o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.

    De qualquer maneira, o mês foi ocupado por uma tarefa pós-colisão. Como a tampa traseira foi substituída – e nela vai fixada a placa –, tivemos que providenciar um novo lacre.

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    “Com a nota fiscal do reparo em mãos, notei que havia sido feita a troca da tampa do porta-malas. Fui até o carro, soltei a placa e vi que o lacre estava solto”, diz Péricles.

    “Consultei a técnica da Sun North e ela reconheceu o erro na hora, mas em momento algum se predispôs a ajudar nem disse que se responsabilizaria por um eventual gasto com multa”, acrescenta.

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    Para resolver a questão, levamos o Prius a uma oficina acreditada pelo Detran de São Paulo, onde foi realizado um laudo fotográfico por R$ 100.

    Em seguida, pagamos outros R$ 54 de taxa de lacração para, só então, conseguirmos um novo lacre para o Prius.

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    Prius – 52.054 km

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