O editor Péricles Malheiros se espantou ao abrir a porta do motorista do Fiat Mobi: “Encontrei o tapete que veio com o carro completamente enrolado, abaixo dos pedais. Coloquei-o de volta na posição correta e saí. Quando voltei, reparei que ele estava todo enrugado novamente. E eu nem reparei o momento em que isso aconteceu. Para evitar acidentes, guardei todos no porta-malas”, disse.
Na redação de QUATRO RODAS, ao comentar sobre o ocorrido, Péricles viu a lista dos insatisfeitos engordar rapidamente. “Não anotei no diário de bordo porque imaginei que eu mesmo tivesse deslocado o tapete, sem querer”, explicou o piloto de testes Eduardo Campilongo.
O designer Fabio Paiva disse: “Tenho 1m83 de altura e, por conta disso, demoro a encontrar a posição ideal no Mobi. Como faço uma série de ajustes até me acomodar bem, também imaginava que a culpa pelo tapete enrolado era minha”. Não era.
Fato constatado, o passo seguinte foi a cotação de tapetes compatíveis com o par de ganchos presentes no carpete do Mobi – sim, os ganchos vêm de série, mas os tapetes são convencionais. Na cotação de preços, uma lição: a variação no balcão de acessórios das concessionárias pode chegar a 156,6%!
Em todas, foi feito o mesmo pedido: o jogo de tapetes com trava da linha de acessórios originais mais barato. A lista ficou assim: Sinal Santo Amaro, R$ 113; Auguri Osasco, R$ 158; Sinal Vila Mariana, R$ 160; Ponto São Miguel, R$ 190; Ventuno Vila Leopoldina, R$ 210; e Sinal São Bernardo do Campo, R$ 290. No fim das contas, compramos o nosso na Sinal Santo Amaro.
Fiat Mobi – 16.679 km
- No mês: 9,9 km/l com 37,4% de rodagem na cidade
- Desde jul/2016: 10,1 km/l com 27,2% de rodagem na cidade
- Combustível: etanol
Gastos no mês
- Combustível: R$ 658
Ficha técnica
- Versão: Like On 1.0 Flex
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 999 cm3, 8V, flex, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas