Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: qual carro da nossa frota tem a melhor central multimídia?

Direção assistida, ar e câmbio automático ganham a companhia dos sistemas multimídia, a nova queridinha dos motoristas brasileiros

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h06 - Publicado em 5 jul 2019, 15h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • C4 CactusBoa apresentação gráfica e personalização de cores

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    O painel é digital, mas destoa da central por ser simples demais, com tela monocromática e conta-giros em barras, o que dificulta o entendimento numa consulta rápida do motorista.

    Publicidade

    O botão giratório abaixo da tela ajuda no ajuste do volume com o carro em movimento, assim como as teclas no volante multifuncional.

    Publicidade

    O ajuste de intensidade da iluminação do painel atua também na tela, mas não consegue esmaecer a luminosidade geral o suficiente para uma viagem confortável à noite, por exemplo.

    Publicidade

    A central permite ainda alterar a cor das informações e tem ícones de rápida compreensão.

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FORTES

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FRACOS

    KwidFoco da central do popular é a economia de combustível

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    O sistema do Kwid é voltado para o monitoramento do consumo. Gráficos mostram como o motorista está dirigindo e como conduzir de maneira mais econômica.

    Publicidade

    Na aba Eco coaching, textos explicam o que o piloto precisa fazer para extrair do Kwid um consumo ainda melhor.

    Publicidade

    Com respostas rápidas ao toque e pouco reflexiva, a tela agrada. Em contrapartida, a ausência de teclas de atalho obriga o motorista a recorrer ao botão (virtual) Home toda vez que pretende alternar o conteúdo apresentado na tela.

    Continua após a publicidade

    Incômodo leve, se comparado à baixa qualidade de áudio do viva-voz Bluetooth.

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FORTES

    Publicidade
    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FRACOS

    PriusMúltiplos recursos, mas alguns são difíceis de utilizar

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    A central multimídia do híbrido Prius permite o controle e a monitoração total da condução para otimizar o consumo de combustível. É possível até inserir o preço da gasolina e saber, em tempo real, o valor gasto numa viagem.

    Continua após a publicidade

    O layout da central integra aincda os comandos do ar-condicionado digital bizona. Além disso, o Prius é o único carro da atual frota com CD-player integrado na central – o Virtus também conta com leitor de CD, mas ele fica dentro do porta-luvas.

    Mas nem tudo são elogios. Parear o celular com o sistema Bluetooth é um exercício de sorte: pode ser de primeira ou simplesmente não acontecer. 

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FORTES 

    Continua após a publicidade
    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FRACOS

    VirtusTela de alta definição, rápida responsividade e fácil de usar

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    Eis a central mais sofisticada da história do Longa Duração. Tem até um sensor que detecta a aproximação da mão para liberar uma régua de comandos na parte inferior, ocultada quando fora de utilização para não contaminar o layout.

    Continua após a publicidade

    Oito teclas de atalho e dois seletores giratórios nas laterais da tela mais o volante multifuncional facilitam a operação da central multimídia.

    Boa parte do conteúdo do display central também pode ser replicado no quadro de instrumentos que, na verdade, é uma segunda tela de alta definição.

    Um dos poucos pontos negativos do sistema da VW é a localização da porta USB, num ponto de difícil acesso.

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FORTES 

    (Fernando Pires/Foto/Quatro Rodas)

    PONTOS FRACOS

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.