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Longa duração: o teste de pista final do nosso Audi A3

Análise dos resultados dos testes inicial (aos 1.000 km) e final (aos 60.000 km) atesta: o A3 está com pique de zero-quilômetro

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 abr 2017, 16h40
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  • Ao completar 60.000 km o nosso A3 passa por uma bateria de exames
    Ao completar 60.000 km o nosso A3 passa por uma bateria de exames (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    Com o hodômetro indicando 60.000 km, o A3 entrou pela última vez em nosso campo de provas, em Limeira (SP). Como de praxe, os carros de Longa Duração são submetidos a dois testes completos, aos 1.000 km e aos 60.000 km.

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    Para garantir a comparabilidade, colocamos o carro na mesma condição nos dois testes. Primeiro, o tanque é completado com etanol (combustível padrão dos modelos flex). Depois, os pneus são calibrados  conforme indicação do manual do proprietário, com 32 libras na dianteira e 29 libras na traseira.

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    Com tudo pronto, os equipamentos de medição  começam a ser instalados. Montado no para-brisa, um indicador digital de velocidade real é outro recurso para aferir as informações extraídas na pista. Baseado em sinal de satélite, ele exige a colocação de uma antena no teto do veículo. Finalizados os testes, analisamos os dados.

    No teste final é montado um indicador de velocidade real
    Sistema de medição é baseado em GPS (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    No caso do A3, a avaliação geral mostrou que ele está com fôlego de carro novo. Com exceção da frenagem (os pneus estão mais gastos), chegou a ter números melhores no fim da vida, como no consumo, onde a diferença chegou a mais de 10%.

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    Antes de sair da pista, o piloto ainda dá umas voltas  para reportar eventuais comportamentos e características que julgue relevante. Por fim, é hora de anotar as condições climáticas indicadas em nossa estação meteorológica . Teste finalizado. Agora, só falta o desmonte!

    Números de desempenho e consumo melhoraram - menos os de frenagem
    Números de desempenho e consumo melhoraram – menos os de frenagem (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    Testes de Pista

    1.036 km 60.023 km
    0 a 100 km/h: 8,8 s 8,7 s
    De 40 a 80 km/h (em D): 3,7 s 3,7 s
    De 60 a 100 km/h (em D): 4,9 s 4,8 s
    De 80 a 120 km/h (em D): 5,6 s 5,9 s
    60/80/120 km/h a 0: 15,8/26,7/61,4 m 16,2/28/63,7 m
    Consumo urbano/rodoviário 8,9/12,5 km/l 10/13,8 km/l

    Audi A3 – 60.314 km

    Consumo

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    Gastos no mês

    Ficha técnica

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