PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Longa Duração: o teste da chamada de emergência

Em exercício simulado de pane mecânica, o socorro ao carro popular foi mais ágil e descomplicado do que o dos sedãs de luxo

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 dez 2018, 16h11 - Publicado em 3 jan 2017, 12h55
Mobi, Kicks, A3 e Cruze: quem foi atendido em menos tempo?
Mobi, Kicks, A3 e Cruze: quem foi atendido em menos tempo? (Marcus Camargo/)
Continua após publicidade
Mobi, Kicks, A3 e Cruze: quem foi atendido em menos tempo?
Mobi, Kicks, A3 e Cruze: quem foi atendido em menos tempo? (Marcus Camargo)

De tempos em tempos, a gente paralisa a frota de Longa Duração, simula um defeito mecânico e aciona o serviço de emergência para aferir como as fábricas têm atendido seus clientes – clique aqui para conferir o que houve no ano passado, quando a frota era composta por Ka, HR-V, Renegade e S10.

A parte divertida da pauta é a bolsa de apostas: todos têm o seu palpite sobre qual carro seria atendido com maior agilidade numa real situação de apuro.

O Cruze, com seu OnStar (serviço humanizado de atendimento multipropostas), era, disparado, o mais bem cotado, seguido do Audi (o único carro premium da frota), o Kicks (que ainda precisa cativar o cliente para provar o seu valor entre os SUVs) e, por último, o Mobi, o popular da turma. Erramos feio!

https://www.youtube.com/watch?v=HYS0oaeqcgI

Do momento em que as ligações foram disparadas (todas exatamente ao mesmo tempo) até a chegada do guincho (toda a frota estava na mesma rua da região do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo), o ranking foi rigorosamente aquele que apostamos, só que na ordem inversa.

Continua após a publicidade

O Mobi foi o grande campeão. Do início da ligação até o momento em que o caminhão-plataforma estacionou diante de nós, foram somente 32 minutos. O Kicks, vice-campeão, foi atendido em 33 minutos; o Audi A3, em 35 minutos; e o Cruze, na lanterna, em 50 minutos cravados.

Um deslize, no entanto, foi cometido por todas as marcas: nenhuma ofereceu serviço de táxi para o proprietário do carro voltar para casa.

 

Fiat Mobi: 7 min de ligação, 32 min para a chegada

Longa Duração - Fiat Mobi
(Marcus Camargo)

A ligação para pedido do socorro nos tomou apenas 7 minutos. Mas o atendimento errou ao sugerir uma concessionária muito longe para envio do carro. “De acordo com o meu GPS, a mais próxima fica em Aricanduva”, disse a atendente. Havia uma a 2 km de onde estava o Mobi, enquanto a autorizada de Aricanduva ficava a cerca de 30 km do mesmo ponto.

Continua após a publicidade

 

Nissan Kicks: 10 min de ligação, 33 min para a chegada

Longa Duração - Nissan Kicks
(Marcus Camargo)

Antes de aceitar mandar um guincho, a atendente da Nissan insistiu no envio de um técnico de moto para fazer uma tentativa de reparo. Esse foi um dos motivos que prolongaram a conversa por 10 minutos. Em uma situação real de apuro, o cliente se incomodaria com tamanha insistência. O resgate do Kicks chegou praticamente empatado com o do Mobi.

 

Audi A3: 9 min de ligação, 35 min para a chegada

Longa Duração - Audi A3
(Marcus Camargo)

Foram 9 minutos ao telefone para pedir o guincho. Antes de encerrar, a atendente passou uma previsão de 50 minutos para a chegada do socorro. Porém, um SMS recebido indicava 40 minutos. Na prática, demorou 35 minutos. Outro SMS informava a placa do caminhão. Ótimo recurso de segurança, pena que o guincho enviado tinha placas diferentes…

Continua após a publicidade

 

Chevrolet Cruze: 14 min de ligação, 50 min para a chegada

Longa Duração - Chevrolet Cruze
(Marcus Camargo)

Em vez de ligar, acionamos o botão SOS, do OnStar. Não adiantou, pois fomos transferidos para o Road Service, o serviço de emergência da GM. Foram 14 minutos de conversa, o dobro do Mobi. Pedimos o envio do Cruze para a Carrera, uma das maiores autorizadas de São Paulo, mas a atendente não a localizou no sistema. Tivemos que optar por outra.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.