Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: o peculiar plano de revisões do Volkswagen Virtus

Parada para manutenção aos 40.000 km mostra que a Volkswagen tem um plano de revisões diferente do da maioria das marcas

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 6 dez 2022, 18h16 - Publicado em 16 Maio 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  

    Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br
    Aos 40.000 km, Virtus passa pela quarta inspeção (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nunca os valores de manutenção foram tão considerados pelos consumidores na hora de definir a compra de um carro.

    Tanto é verdade que, atenta a esse movimento, a Volkswagen deu aos compradores do Virtus Highline (e de alguns outros modelos da marca) a gratuidade das três primeiras revisões.

    No nosso caso, de fato, pagamos apenas os itens extras ao plano de manutenção estabelecido pela fábrica.

    Mas agora, ao parar para realizar a quarta revisão, a primeira paga, encontramos algumas peculiaridades no plano de manutenção da Volkswagen.

    Continua após a publicidade

    Para começar, ela é uma das poucas com preço sugerido regionalizado, em vez de único para todo o Brasil. A culpada, segundo a marca, é a variação no valor da mão de obra e na incidência de impostos entre as cidades.

    No caso da revisão dos 40.000 km do nosso Virtus, o preço sugerido era de R$ 821 em Belo Horizonte (MG), R$ 898 em São Paulo (SP) e R$ 945 no Rio de Janeiro (RJ).

    No fim, optamos pela concessionária Rodac, de Volta Redonda (RJ), onde o preço sugerido era de R$ 957.

    Com a revisão, foi tudo bem. Rolou até um descontinho e acabamos pagando R$ 935. Atentos, deixaram ainda o alerta para ficarmos de olho nas pastilhas de freio dianteiras.

    Continua após a publicidade

    “Talvez não cheguem até a revisão dos 50.000 km. Recomendo uma verificação aos 45.000 km”, disse o técnico da Rodac.

    Outro ponto em que a Volkswagen se diferencia da grande maioria das marcas está no fato de ela ter retirado componentes como o filtro de ar do motor do pacote de itens a serem trocados na revisão (por tempo ou quilometragem).

    Ou seja, apesar de a troca ser preconizada a cada 30.000 km ou dois anos, é preciso pagar (R$ 60) à parte por ele sempre que, após verificação, ele for considerado saturado pelo consultor técnico.

    Virtus – 43.913 km

    Continua após a publicidade

    Ficha técnica

    Consumo

    Gasto no mês

    Filtro de cabine:

    Continua após a publicidade

    Alinhamento:

    Seguro

    Revisões

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.