Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: motor do Cruze liga mesmo sem a chave por perto

Diferentemente da grande maioria dos automóveis com sistema de chave presencial, o Cruze tolera o religamento do motor mesmo com ela ausente

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 Maio 2017, 18h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Duração: motor do Cruze liga mesmo sem a chave por perto
    Cruze: mesmo com chave ausente o motor liga (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Na atual frota de Longa Duração, há dois modelos com sistema de chave presencial: o Chevrolet Cruze e o Nissan Kicks. Nas missões diárias, não raramente, a gente se vê em situações de necessidade de troca rápida de motorista.

    Foi num caso desse que descobrimos uma característica incomum no Cruze: no caso de a pessoa sair do carro com a chave no bolso, ele tolera o religamento do motor.

    O designer Fabio Paiva combinou um uso revezado do Cruze com o colaborador Silvio Gioia: “Nem vou estacionar. A gente se encontra, você pega o carro e vai para o seu compromisso”, disse Fabio. E assim foi feito.

    Sem se dar conta de que a chave havia ficado com o amigo, Silvio foi para sua missão. “Quando apertei o botão e desliguei o motor, ouvi o sinal sonoro e o alerta no painel informando a não detecção da chave. Meio que por instinto, pressionei novamente a tecla de partida e me surpreendi, pois, ao contrário do que pensava, o motor ligou.”

    Continua após a publicidade

    De acordo com a Chevrolet, essa permissão é concedida quando o religamento é feito em até cinco minutos – depois disso, só com a chave na cabine. O mesmo ocorre com o Ford Fusion, que inclusive continua rodando normalmente caso a chave seja jogada pela janela com o carro em movimento.

    A experiência com o Cruze, porém, nos levou a pesar os prós e contras do sistema.

    Não dá para negar que, no nosso caso, os cinco minutos de tolerância ajudaram, mas poderia ter sido diferente. Por exemplo, se por distração o motorista mantiver a chave no bolso ao deixar o Cruze com um manobrista de restaurante, o carro, depois de estacionado, ficará aberto e permitirá que qualquer um entre e dê a partida.

    Continua após a publicidade

    O problema é que muitos estabelecimentos param os carros de seus clientes na rua. Portanto, o Cruze é bom para quem, como a gente, costuma fazer uso compartilhado, mas pode trazer dor de cabeça no uso mais comum, o individual.

    A discussão do tema na redação finalizou com uma opinião: bom mesmo é o sistema convencional, como o do Kicks, que, além de um aviso enorme no painel, aciona a buzina assim que a chave é detectada. No nosso caso, se fosse o Kicks no lugar do Cruze, Sílvio nem sequer teria saído sem antes pegar a chave com Fabio.

    Chevrolet Cruze – 34.027 km

    Consumo

    Continua após a publicidade

    Gastos no mês

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.